É muito comum encontrarmos na internet notícias dizendo que o óleo usado para fritar alimentos deve ser descartado após o uso. Experimente falar isso para sua mãe ou avó e prepare-se para ouvir coisas como “você está louco” ou “você é muito rico”.

+Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
+Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+Saiba por que você nunca deve guardar comida quente na geladeira

Sempre que minha mãe fazia bife à milanesa, por exemplo, o óleo da fritura era deixado para esfriar, sempre coberto, e depois era filtrado com papel-toalha para remover os pedacinhos de fritura que se acumularam na panela ou frigideira.

Existem algumas situações, porém, em que o óleo usado para fritar alimentos deve ser descartado, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas informações constam do Informe Técnico nº 11, de 5 de outubro de 2004 (clique aqui para conferir a íntegra do documento).

Mas, resumidamente, eis o que você deve fazer para reutilizar o óleo de frituras e quando ele deve ser, de fato, descartado.

Como filtrar

Antes de reutilizar o óleo, ele deve ser filtrado a cada término de uso, orienta a Anvisa. “Durante a fritura dos alimentos, especialmente dos empanados, que tendem a liberar partículas de sua superfície, retire os resíduos visíveis no óleo com o auxílio de utensílio apropriado”, recomenda o órgão.

Para fazer isso existem várias maneiras. A mais eficiente é usar uma peneira forrada com papel-toalha. O óleo usado deve ser filtrado lentamente, para que a maior parte dos resíduos fique no papel-toalha. Caso perceba que o óleo filtrado ainda tem muitos resquícios da fritura anterior, repita o processo.

Quando descartar

Em geral, o óleo deve ser descartado depois da segunda utilização. Se você perceber formação de espuma e fumaça durante a fritura, também é sinal de que a vida útil do óleo acabou. Outros sinais de que está na hora de descartar o produto são coloração escura ou odores estranhos.

Um caso diferente é o da fritura de ingredientes de sabor muito forte, como peixes. Ao fritar um pescado, por exemplo, é capaz que o gosto do alimento seja transferido para o óleo. Aí, não tem jeito. Se você reutilizar o óleo para fritar batatas, elas ficarão com gosto de peixe. Melhor não reaproveitar o produto.

Descarte

“O óleo não deve ser descartado na rede pública de esgoto, as donas de casa podem acondicioná-lo em sacos plásticos ou recipientes e juntá-lo ao lixo orgânico”, ensina a Anvisa.

(*) Da redação da Menu