31/07/2025 - 15:37
Alimentos suspensos alinhados por uma camada de gelatina? O Aspic, iguaria popular nos anos 1960, cativou a atenção de curiosos pela gastronomia na terça-feira, 29, após aparecer como desafio principal do último episódio de “MasterChef Brasil”. O prato similar a um bolo transparente conta com textura gelatinosa e sabores variados. Para os chefs, o segredo é conseguir solidificar a gelatina, combinar ingredientes que tragam outras informações palatáveis e manter um sabor balanceado.
O encantamento atual com a “gelatina salgada” surgiu pela aparência escultural do Aspic e o choque dos participantes e espectadores que, em sua maioria, não conheciam a iguaria. Além disso, o desafio exibido no reality reforçou o nível de dificuldade da combinação gelatinosa e a necessidade de bons acompanhamentos para a refeição final.
O participante Felipe M. acabou sendo desclassificado antes da prova dos jurados após não ter conseguido firmar a camada de gelatina, o que impossibilitou a apresentação final do Aspic. Além disso, na análise eliminatória, Sofia foi a 10º concorrente a ser eliminada em razão de também não ter atingido a consistência correta da parte transparente.
+ São Paulo Oktoberfest cria cerveja exclusiva para o festival
+ Confira cinco receitas saborosas com até cinco ingredientes
Origem do Aspic: livros medievais
Embora tenha retornado como “novidade”, a receita existe há muitos anos na culinária e seu primeiro registro oficial está marcado no livro medieval “Le Viandier”, de 1375. Em épocas anteriores, o caldo gelificado era uma das formas de conservar por um tempo maior os alimentos perecíveis.
Com o passar dos anos e as diversas experimentações na gastronomia internacional, o prato se tornou mais prático a sofisticado. No Brasil, na década de 1960, com a comercialização das gelatinas industrializadas, a novidade se tornou febre nas festas e almoços familiares.

Por não seguir um lista de ingredientes fixa, o Aspic abre portas para muitas combinações. Durante o episódio as receitas mais populares trouxeram ovo mollet com camarão cozido, salmão cru, tomates e molho zabaione e o de ostras com emulsão da mesma proteína, azeite de coentro, cebola roxa e maça verde.
Apesar de ser aberto a variações, a iguaria contem um ingrediente essencial: a gelatina. Para sua consolidação na montagem final, a proporção do alimento para água costuma ser de uma folha para 100 ml ou 48 gramas em pó para uma forma.
**Estagiária sob supervisão