Há um motivo para muita gente marcar o primeiro encontro com o (ou a) crush em restaurantes. Os espaços são mais intimistas e a chance de exagerar no álcool é menor do que em um bar, por exemplo.

+Guia do Date Perfeito: bares e restaurantes ideais para levar o crush em SP
+Mulher compra 100 tacos para pretendente em “pior primeiro encontro da vida”
+Homem humilha namorada em restaurante na véspera de Ano Novo

Claro, nenhum plano é infalível. Pode ser que ao vivo não role uma química entre o casal ou as opiniões se mostrem muito diferentes. Pode ser também que uma das partes pise na bola e acabe com a expectativa de um segundo encontro.

Para saber quais gafes podem colocar em risco um jantar romântico, a revista VICE perguntou a seus seguidores o que não se deve fazer em um primeiro encontro em um restaurante. Não é nada de outro mundo, como você pode ver pelos relatos a seguir.

Dinheiro

A não ser que uma das partes tenha pedido algo muito caro, a conta deve ser dividida por igual ao fim do encontro. “Na hora de pagar, a namoradinha de um amigo ficou calculando quanto cada um comeu para pagar menos”, contou Alice Bianchi, de 33 anos. Resultado: o amigo pagou a conta quase sozinho.

Nesse caso, o maior problema, de acordo com os usuários do Instagram, não foi a falta de dinheiro, mas o comportamento mesquinho. “Isso diz muito sobre o tipo de relacionamento que você vai ter com essa pessoa”, acrescentou Alice.

Bons modos

Em tese, isso nem deveria fazer parte de uma lista como essa. Também não é o caso de se comportar como um lorde inglês, apenas etiqueta básica. “Não gosto de pessoas que derrubam comida na mesa ou arrotam alto”, disse Juicy Onugha, de 27 anos. “Outra coisa que me incomoda são os caras que palitam os dentes à mesa”, acrescentou. Simples, não?

Garçons

A pior coisa que uma pessoa pode fazer, no entanto, é ser grosseira com garçons e outros funcionários de um restaurante. “Uma vez saí com um cara que pegava os pratos das mãos do garçom e não deixava ele explicar os pratos”, disse Victoria Small, de 31 anos. Além disso, o ex-candidato ficava dizendo para o garçom não atrapalhar o encontro. “Ele não era exatamente um cara legal”, reconheceu Victoria.

Sucesso

Saber se um primeiro encontro está indo de acordo com o esperado, porém, é muito mais fácil, afirma a bartender Khris Pagaspas, de 27 anos. “Os casais que estão relaxados e não param de conversar geralmente encostam nas bebidas. Sinal de que eles estão interessados em se conhecer melhor”, opinou.

(*) Da redação da Menu