A partir desta terça-feira (17), os bares e restaurantes do Estado de São Paulo podem voltar a receber seus clientes sem restrição de horário e com capacidade máxima de ocupação. É a primeira vez que isso acontece desde março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde confirmou a pandemia do novo coronavírus.

+Variante Delta da covid faz restaurantes dos EUA barrarem clientes não vacinados
+Donos de restaurantes de SP defendem exigência de comprovante de vacinação
+Restaurante de NY é elogiado por se recusar a servir clientes sem vacina

A gestão João Doria decidiu liberar o funcionamento de bares e restaurantes (e do comércio, em geral) pois praticamente cerca de 90% da população paulista adulta já tomou a primeira dose de algum imunizante contra a covid-19, doença causada pelo vírus.

Ainda será necessário seguir algumas regras ao frequentar os estabelecimentos. O uso de máscara é obrigatório ao circular pelo interior dos bares e restaurantes e aglomerações devem continuar sendo evitadas pelos proprietários.

Apesar da boa notícia, a gestão estadual reforça que a pandemia não acabou e existe a preocupação com a variante delta do coronavírus. Por isso, o governo pede à população que mantenha o distanciamento social e siga os protocolos de higiene, como o uso de álcool em gel, ao sair de casa.

(*) Da redação da Menu