Pote de sorvete usado (e devidamente limpo após o fim da sobremesa) pode servir para várias coisas, como guardar objetos e até ser usado durante o pré-preparo de uma receita – você pode deixar as cebolas picadas na embalagem até a hora de usar, por exemplo.

+Aprenda a armazenar comida no armário: dicas para os organizar alimentos
+Aprenda segredo para tirar crosta de gordura de sua Air Fryer sem esforço
+Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha

Mas, antes que você pense em guardar feijão no pote e irritar as pessoas que esperam encontrar um delicioso sorvete no lugar, fique ligado: a embalagem pode afetar os seus alimentos.

Ao contrário do que se imagina, o problema não é a embalagem plástica, que pode conter substâncias químicas nocivas ao ser humano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe liberação de níveis alarmantes e prejudiciais desses compostos em produtos plásticos.

O problema é que reutilizar a embalagem pode ajudar na na proliferação de bactérias e outros microrganismos. Mesmo que você lave e higienize adequadamente, o recipiente nunca estará totalmente livre de organismos patógenos.

A mesma recomendação vale para todos os tipos de potes e vasilhames de plástico, como garrafas PET. Para não correr riscos, o melhor é sempre usar potes de vidro ou de plásticos que tenham sido fabricados especificamente para armazenarem alimentos. Esses produtos são mais fáceis de higienizar e feitos com materiais específicos para evitar a contaminação de alimentos.

(*) Da redação da Menu