09/01/2025 - 8:15
Em 2024, o consumo internacional de vinhos enfrentou um leve declínio devido às mudanças nos hábitos de consumo e restrições econômicas gerais. Porém, o Brasil se destacou positivamente no mercado, apresentando crescimento no número de vendas e mantendo a curiosidade ativa para explorações no universo das vinícolas.
As experiências em volta da cultura da bebida tem mostrado seu lado sensorial e cultural constantemente. “Enquanto o mundo lida com um cenário mais contido, o Brasil encontra no vinho um universo de possibilidades a ser explorado, tanto como um prazer gastronômico quanto como uma jornada cultural. O país segue um roteiro próprio, desafiando tendências e reafirmando sua identidade como um mercado vibrante e em expansão”, afirma Jonas Martins, gerente comercial da MMV Importadora.
Para este ano, o ramo brasileiro de vinhos tende a seguir apostando em novidades e descobertas, a importação de diferentes sabores e aromas são as principais buscas de muitas companhias.
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Confira as principais tendências para 2025:
1. Além dos clássicos
O paladar brasileiro, foi construído historicamente pelos rótulos argentinos, chilenos e portugueses, agora, porém, ele ganha novos horizontes com a ascensão de marcas francesas, italianas e espanholas. O aumento de influências no mercado apresenta sabores que ainda não foram testados por muitos consumidores, o que pode ser a marca de 2025 nas vinícolas.
2. Rótulos exóticos e acessíveis
O interesse por vinhos de regiões menos convencionais também deve crescer. Países como Eslovênia, Hungria e Macedônia começam a atrair atenção, oferecendo rótulos exóticos, mas ainda sim acessíveis – exemplares de regiões como Nova Zelândia e Austrália também dialogam com o perfil tropical brasileiro.
3. Importações exclusivas
A divisão premium ganha força com iniciativas como a importação de nomes renomados, a aparição do conhecido Brunello di Montalcino 2016 Paradiso di Cacuci, da Toscana, serve como exemplo. Rótulos que atendem à demanda por experiências sofisticadas, personalizadas e exclusivas garantem a atenção de uma camada de apreciadores diferente.
4. A nova onda do Blend
Iniciado no Chile, os vinhos de corte, ou blends, vêm ganhando popularidade e dando sinais de chegar ao Brasil. A prática oferece uma alternativa interessante aos que buscam fugir das combinações tradicionais e populares, como Cabernet Sauvignon e Carménère. “Os blends representam inovação e complexidade, características que estão cada vez mais em alta no gosto dos brasileiros”, completa Martins.