06/05/2025 - 12:02
Três cervejas brasileiras foram reconhecidas na lista das melhores do mundo na edição de 2025 da World Beer Cup, maior competição internacional do setor. Os vencedores foram anunciados na quinta-feira, 1, durante evento realizado em Indianápolis, nos Estados Unidos.
A Cervejaria 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), foi o grande destaque nacional, conquistando duas medalhas de ouro. A Quadrupel 277 venceu na categoria Belgian-Style Strong Specialty Ale, superando outras 37 concorrentes com sua receita intensa e escura, que traz aromas de frutas passas, como tâmaras e ameixas, além de notas de vinho do Porto. A cerveja é maturada por 12 meses em barris de castanheira previamente usados para envelhecer cachaça, e leva ainda adição de melado.
Na mesma competição, a Canoa Quebrada, também da 277 Craft Beer, brilhou na categoria Gose, estilo alemão conhecido por sua leve acidez e toque salgado. Produzida com maltes de trigo e cevada, ela tem baixo amargor e final salgado, com um toque brasileiro proporcionado pela adição de caju. Em 2024, o rótulo já havia sido premiado com a prata na Copa Cerveja Brasil, organizada pela Abracerva. Ambos os rótulos podem ser degustados no bar da cervejaria, localizado no centro de Foz do Iguaçu.
Cerveja sem álcool
O terceiro ouro brasileiro foi para o interior de São Paulo. A Sim! Cerveja, de Campinas, venceu a categoria Specialty Non-Alcohol Beer com a Melancia SOUR’n Salt, uma cerveja sem álcool, avermelhada, levemente turva, com acidez equilibrada e notas de melancia, hibisco e um toque salgado. Com 0,3% de teor alcoólico — dentro do limite legal de até 0,5% no Brasil —, a bebida é produzida em uma planta exclusiva para rótulos sem álcool.
A cerveja está disponível em latas de 350 ml no e-commerce da marca por R$ 17,90. O kit com seis unidades sai por R$ 102.
World Beer Cup
A competição é promovida anualmente pela Brewers Association, entidade que reúne cervejarias artesanais independentes dos Estados Unidos. Em sua 16ª edição, reuniu 8.375 cervejas de 1.761 cervejarias de 49 países, avaliadas por um painel de 265 jurados de 37 nacionalidades. Ao todo, foram distribuídas 334 medalhas em 112 categorias.