Uma pesquisa exclusiva realizada pelo Clube do Malte mostrou que as mulheres são uma parcela cada vez maior dos consumidores de cerveja artesanal no Brasil — e que elas preferem cervejas mais amargas e encorpadas. O levantamento mostrou que 21% do público total do e-commerce são mulheres. Além disso, elas gastam, em média, R$ 113 mensalmente em cerveja, mostrando que as bebidas artesanais estão ganhando espaço.

Entre os rótulos, o favorito do público feminino é a Roleta Russa, uma IPA com amargor e aroma apurados. Na sequência, entram as cervejas artesanais da brasileira Dogma. Para fechar, mais uma brasileira artesanal, a Schornstein, marca pioneira em cerveja artesanal no País.

A Beer Sommelier do Clube do Malte, Ana Paula Komar, acredita que esses dados vêm para desmistificar a história de que mulheres não consomem cervejas mais amargas.

“O que acontecia muito há alguns anos, quando a onda da cerveja especial começou com maior força no Brasil, era uma falsa ideia geral de que as mulheres só apreciavam cervejas levinhas e docinhas. Era um achismo difícil de desmistificar sem dados que provassem o contrário. Agora, com a possibilidade de extrairmos esses dados das vendas que realizamos online, conseguimos mostrar o que de fato está no topo do ranking de consumo das mulheres e temos a chance de com isso começar a mudar esse pensamento antigo”, afirma.

A receita total do Clube do Malte, nos últimos seis meses, foi de R$ 3.271.241,94. Já a média mensal é de R$ 545.206,99.