Ainda tem um pouco de verão pela frente, e nada melhor que uma boa salada para refrescar os dias mais quentes. Será que esses pratos combinam com vinhos? Para o sommelier Carlos Maynard, dá combinar perfeitamente as duas coisas.

Veja abaixo dicas do profissional para combinar vinhos com vários tipos de saladas:

+Única taça é perfeita para vinhos tinto, rosé, branco e até espumante
+Confira dicas para acertar na hora de harmonizar queijos e vinhos

Sauvignon blanc e salada caprese

Salada caprese
Salada caprese. Foto: Pixabay

A tradicional caprese leva muçarela de búfala, manjericão, sal, azeite de oliva e tomate. O melhor casamento para essa salada, segundo Maynard, são os vinhos feitos com a uva branca sauvignon blanc. Leves e refrescantes, têm acidez na medida certa, ou seja, perfeita para harmonizar com a salada caprese.

Verdejo e salada grega

Salada grega
Salada grega. Foto: Pixabay

A uva verdejo vem da Espanha e rende vinhos frutados e frescos que harmonizam com os ingredientes dessa salada: tomate, cebola roxa, queijo feta, azeitonas e pepino.

Vinho rosé e salada niçoise

À base de atum selado, pão grelhado, batata, vagem, tomatinhos e ovo cozido, a salada niçoise é uma refeição completa. Foto: Roberto Seba

A niçoise é uma salada francesa que tem algumas variações na receita, mas, em geral, leva alface, vagem, tomate, atum, pimentão, ovos cozidos, bata, azeitona e salsinha. Para essa combinação, o sommelier indica o vinho rosé, pois é refrescante e harmoniza muito bem com esses ingredientes.

Chardonnay e salada de nozes

Salada de nozes
Salada de nozes. Foto: Pixabay

Levando ingredientes como nozes picadas, folhas verdes, sal, azeite e tiras finas de maçã, a refrescante salada de nozes combina demais com um bom vinho chardonnay, de preferência os mais amadeirados.

Sauvignon blanc e salada Caesar

Salada Caesar
Salada Caesar. Foto: Pixabay

A Caesar, a mais clássica das saladas, geralmente leva tiras de peito de frango grelhado, maionese caseira, alho, croûtons, lascas de parmesão e alface romana. Nesse caso, como aponta Maynard, o Sauvignon blanc é a harmonização perfeita, leve, refrescante e com ótima acidez.