por Daniela Filomeno*

Dizem que não se come bem na Rússia – pelo menos foi o que ouvi muito. Mas descobri que São Petersburgo é uma cidade gastronômica, que vai muito além do caviar e stroganoff (sim, lá é com a!). Colado ao teatro Mariinsky, no lugar do legendário restaurante Backstage, antigo reduto de grandes artistas russos, o The Repá abriu há apenas dois meses e tem chamado a atenção com seu novo “russian taste”: buscam ingredientes vindos somente do território russo e de países da ex-União Soviética e seus pratos são feitos com produtos sazonais, resultando em sabores tradicionais, mas com muita inovação.

MENU 211 - HOT SPOT
O ladoga pike é um dos destaques do menu do The Repá (foto: divulgação)

Um exemplo é o ladoga pike (RUB 590**), peixe branco local do lago Ladoga servido com pepino e xarope de birch (extrato da árvore típica). O prato lembra ceviche, mas sem o limão. Complicado? Só experimentando para saber… Também vale provar o divino pastelzinho com pato e ruibarbo (RUB 560). O restaurante oferece um “theater menu”, que alia jantar e programa teatral no Mariinsky (RUB 1500).

Vistas imperdíveis 

No verão, aproveite para jantar ao pôr do sol tardio com uma das vistas mais estonteantes de São Petersburgo no Mansarda, colado à catedral Isaakiyevskiy. Aqui vale pedir a salada de berinjela, tomate e queijo feta defumado (RUB 650) e o tagliolini com caviar (RUB 2990).

MENU 211 - HOT SPOT
A seleção de caviar beluga é uma dos destaques do Bellevue (foto: divulgação)

E não dá para perder o visual e a ótima seleção de caviar beluga e osetra do Bellevue, que fica no último andar do hotel Kempinski, ao lado do terceiro maior museu do mundo, o Hermitage. Já o Terrassa, com uma cozinha internacional, está em um dos edifícios mais altos do centro de São Petersburgo, de onde é possível ver os principais marcos da cidade – a avenida Nevsky Prospekt e catedral Kazanskiy.

Veneza do Oriente

 

No barco, com vista para o palácio de inverno
No barco/restaurante, com vista para o palácio de inverno (foto: divulgação)

Não são somente os canais de São Petersburgo que remetem à Veneza. A cozinha italiana está no topo das preferências dos russos, que conseguem replicar pratos tradicionais com produtos locais. Um dos destaques é Volga Volga, restaurante em um sofisticado barco que percorre o rio Neva. Enquanto saboreia um delicioso espaguete com frutos do mar (RUB 1260), você aprecia a vista para o Palácio de Inverno, Hermitage e as famosas pontes da cidade.

* Texto publicado na coluna Hot Spot, da edição 211

** Os preços podem ter sofrido alterações