Um balde de comida — no sentido literal — sendo despejado sobre a mesa. Essa imagem pode parecer bizarra, mas faz parte de uma tradição cultural. Trata-se do seafood boil, ou cozido de frutos do mar, prato típico do sul dos Estados Unidos que também pode ser encontrado em alguns países asiáticos.

Também chamado de crab boil, crawfish boil ou somente boil, o preparo pode levar camarões, caranguejos, peixes e outros frutos do mar, e é servido com milho, salsichas, batatas e especiarias. Apesar de ter se popularizado por todo o país, ele é típico das culinárias cajuncreole — descendentes dos acadianos, povo que foi expulso do Canadá e se fixou no estado da Louisiana no século XVIII.

Por lá, a tradição é reunir a família, abrir uma cerveja e preparar o boil, que é, muitas vezes, comido com as mãos.

Cozido de frutos do mar (Unsplash)
Cozido de frutos do mar (Unsplash)

Apesar de ser comum para quem conhece, o prato pode causar estranheza a outras culturas. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver manifestações adversas de brasileiros.

“Quando eu era criança, morávamos em uma fazenda e era assim que servíamos a lavagem dos porcos”, escreveu um.

“Eu exigiria uma tigela”, criticou outra.

Outros internautas, no entanto, defenderam a tradição cultural: “Essa é uma maneira informal de comer. Só ‘ataque’, divirta-se, aproveite os deliciosos frutos do mar recém cozidos. Sem pratos ou utensílios para lavar!”, explicou uma terceira. Veja:

 

Comentário de internauta no Instagram
Comentário de internauta no Instagram
Comentário de internautas no Instagram
Comentário de internautas no Instagram