Um dos movimentos que tem crescido nos últimos anos é o que propõe a sobriedade, ou seja, investir em bebidas criativas, porém sem nadinha de álcool. Para quem curtiu o modismo, ou simplesmente prefere os coquetéis não-alcoólicos, o site Columbus Underground deixou 5 ideias de drinks deliciosos e zero álcool. Confira e arrase nas festas de fim de ano:

+Adeus, ressaca! Famosas como Katy Perry e Bella Hadid apostam em drinks sem álcool
+Conheça o ingrediente que bartenders usam para deixar os drinques mais bonitos
+Tudo o que você precisa para montar um bar completo em casa

Rosemary French 75

Que tal um coquetel com alecrim? A erva, que perfuma tradicionalmente as carnes dos assados, também pode parar na bebida. Para este coquetel, batizado de “Rosemary French 75”, a dica é misturar uma parte de xarope simples (uma calda de açúcar rala e incolor), infusionada com alecrim fresco, uma parte de suco de limão, uma parte e meia de gin sem álcool (existem algumas marcas já disponíveis no mercado). Coloque tudo num recipiente fechado, chacoalhe bem, despeje no copo e complete com uma bebida gaseificada à sua escolha.

Jarra de sangria sem álcool

Misturar frutas e vinho é uma tradição na Espanha. Por lá, o drink conhecido como sangria é servido em jarras transparentes, lotados de frutas picadas, ervas frescas e muito gelo. Aqui, a sugestão é misturar uma garrafa de vinho sem álcool (ou um bom suco de uva) com suco de laranja, adoçar com açúcar mascavo e colocar numa bela jarra. Para completar, muitas pedras de gelo, limão e laranja em rodelas e frutas picadas, como pera, maçã e até cereja. Delicioso, refrescante e pode ser preparado com antecedência.

Virgin Mary

Bloody Mary é outro clássico da coquetelaria que envolve suco de tomate bem temperado e servido com uma boa dose de vodca. Nesta versão não-alcoólica, a dica é servir apenas o suco puro de tomate, temperado com sal, pimenta, alecrim fresco, tabasco e uma gota de molho inglês, batido com gelo, e servido com club soda, se quiser uma versão mais borbulhante.

Cerveja com limão

As marcas de cerveja estão apostando pesado nas versões sem álcool, com excelentes resultados. Para um drink refrescante, que tal servir a sua cervejinha não-alcoólica favorita com suco de limão? Vale passar a borda do copo no suco e encostá-la levemente no sal temperado com um pouquinho de pimenta chili em pó. Picante e refrescante!

Sodas italianas

Xaropes de frutas também são cada vez mais comuns de encontrar por aqui, e reinam nos drinks tradicionais. Pois é fácil de fazer uma soda italiana em casa, com um pouco de xarope de frutas no fundo do copo, muito gelo e água com gás (ou água tônica) para completar. Fica um charme e ainda pode ser servido com rodelas de limão, laranja ou grapefruit para decorar.