Por Beatriz Marques

Não é de hoje que as crianças gostam de inventar comidinhas feitas com terra e grama, mexer em panelinhas de plástico e levar tudo para cozinhar em um fogão de mentira. Mas se antes a brincadeira se concentrava no ambiente doméstico, agora a cozinha infantil também se profissionalizou. É o que vemos nas ofertas de grandes fabricantes de brinquedos. A famosa boneca Barbie, por exemplo, dentro da série dedicada às profissões, tem uma versão chef de cozinha (preço aproximado de R$ 80). E o último lançamento da fabricante Mattel, em agosto, é a linha Barbie Food Truck, com massinhas para serem moldadas em formato de sorvetes, pizzas, lanches, sucos, doces e até comida japonesa (preço sugerido de R$ 69,99 a R$ 119,99). A mesma empresa também possui em seu portfólio o Meu Primeiro Food Truck, da linha Mega Bloks, no qual um caminhão se transforma em cozinha, com direito a cooktop e grill (preço sugerido de R$ 399,99). E, ainda na carona do sucesso do reality show MasterChef, a Endemol Shine Brasil (produtora do programa) em parceria com a fabricante Estrela, acabam de lançar o jogo MasterChef Brasil, onde jogadores precisam montar pratos a partir de cartas com ingredientes. E ganha quem fizer o melhor prato (preço sugerido de R$ 89,99).

MasterChef fora das telas

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Além do jogo, a Endemol Shine Brasil tem aproveitado para licenciar outros produtos de cozinha com a marca. Estão na lista: azeite, massas e temperos; eletrodomésticos, como liquidificador e grill; e utensílios de cozinha, como raladores, forma para hambúrguer, facas e conjunto de panelas. Entre os fornecedores parceiros estão a Gedex e a Avon.

Orgânicos
Saboroso e acessível

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Será que ainda é tão difícil usar insumos orgânicos nos restaurantes de alta gastronomia? Mostrar que é algo acessível é uma das propostas do Organic Food Fest, evento que reúne restaurantes de São Paulo e do Rio de Janeiro que se propõem a oferecer um cardápio completo com, pelo menos 33% de ingredientes orgânicos. Na primeira edição do evento, em junho passado, o percentual atingiu 80% na maioria das casas – algumas conseguiram chegar a 100%. Para a segunda edição, que acontece entre os dias 17 e 30 deste mês, alguns restaurantes terão ainda opção de oferecer um menu vegano (sem insumos animais). Entre os 40 participantes, estão na lista: Karú, Antonietta Empório e Chez Vous, em São Paulo; e Arab e Mensateria, na capital fluminense. O cardápio, com entrada, prato principal e sobremesa, custa R$ 49 no almoço e R$ 66 no jantar. E o cliente pode contribuir com R$ 1 para a associação comunitária Monte Azul, de São Paulo, que possui projeto de saúde e reeducação alimentar, com implantação de hortas orgânicas em comunidades. Mais informações em organicfoodfest.com.br

Fast-food
De volta para casa

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O peruano Jorge Muñoz, braço-direito do chef Albert Adrià no restaurante nikkei Pakta, em Barcelona, esteve recentemente no Brasil para preparar jantares em comemoração ao primeiro aniversário do restaurante La Peruana, em São Paulo. Durante um prato e outro do jantar, ele parou para conversar com a Menu.

A cozinha nikkei (fusão das cozinhas peruana e japonesa) era familiar a você?
Não, por isso fiquei dois meses no Peru antes de assumir o Pakta. Mas não somos um nikkei clássico, pois buscamos a cultura peruana, japonesa e espanhola para fazer uma nova cozinha nikkei.

Imagina o Pakta no Peru?
Sim, e teria muito mais sentido. Seria um Pakta 2.0, por causa dos produtos aos quais teríamos acesso. Meu sonho pessoal é voltar ao Peru, quero retornar algo ao meu país, ajudar ao próximo.

E o que lhe surpreendeu no Brasil?
A gastronomia da América Latina está em um nível muito alto. A única coisa que nos falta melhorar é o lado profissional. E em nenhum momento temos que invejar a Europa, nossos produtos são melhores. Minha experiência em São Paulo foi muito gratificante e ao mesmo tempo, decepcionante. Assim como no Peru, temos produtos muito bons, mas que muita gente não os conhece.

O que levaria do Brasil para o Pakta?
Já separei um isopor com café, fava de aridan, cupuaçu, uvaia e grumixama. Eu me sinto identificado com essa cultura.

Quentinhas
Equilíbrio nipônico

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Depois de comandar o Shin Zushi e o Aze Sushi, o sushiman Edson Yamashita está de casa nova na capital paulista. O Ryo Gastronomia, com abertura prevista para 1º de novembro, aposta no Kaiseki-Ryori, estilo de menu degustação oriental milenar, que respeita o ingrediente desde o cultivo até a mesa. Equilíbrio entre sabor, textura e cores dos alimentos são levadas em consideração na concepção do cardápio, assim como a interação entre doce, azedo, amargo, salgado e umami. Alguns exemplos de pratos que serão servidos: atum com quiabo, lula com broto de bambu, alga hijiki; gelatina de pele de garoupa, nimono (legumes da estação cozidos lentamente) e missozuke (anchova negra marinada no missô e grelhada); lagostim com pó de umeboshi (ameixa japonesa); e filé de wagyu com redução de vitelo pincelado com purê de mandioquinha. As opções de degustação são de cinco, sete ou nove pratos (preços ainda não definidos). A carta de bebidas é assinada pelo especialista em saquês Celso Ishiy e as louças foram desenhadas em parceria com o Studio Neves. ryogastronomia.com.br

Ásia em alta 

A cultura alimentar asiática, principalmente a japonesa, está cada vez mais presente na vida do brasileiro. Essa importância é ressaltada na segunda edição da Asian & Japan Food Show, que acontece de 9 a 11 deste mês, no Expo Center Norte, em São Paulo. Além de expositores, o evento sedia a Copa Brasil Best Sushiman, etapa brasileira de classificação para o World Sushi Cup, no Japão, e a sétima edição do Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado, promovido pelo Instituto da Pesca, com palestras, debates e aulas de gastronomia sobre o tema “estratégias para aumentar o consumo do pescado”. Voltada somente para profissionais do setor, a feira ainda abriga o Fórum Brasileiro de Gastronomia Asiática, para discutir o desenvolvimento de negócios na área de gastronomia asiática, o Seminário de Gestão de Temakerias e Restaurantes Asiáticos, com soluções administrativas para quem deseja ingressar no negócio, e oficinas de gastronomia asiática, para colocar a mão na massa ao lados de chefs e especialistas. asianfoodshow.com.br

Fique de olho 

Acompanhe em revistamenu.com.br os principais destaques do Sirha Rio, uma das mais importantes feiras de gastronomia e hotelaria do mundo, que acontece nos dias 4 a 6 deste mês, na capital fluminense. Entre as atividades principais estão as seletivas regionais do concurso Bocuse d’Or e da Coupe du Monde de la Pâtisserie.