23/09/2025 - 16:46
Estreia nesta quarta-feira, 24, o programa “Infiltrado na Cozinha”, novo projeto de Paola Carosella. Dessa vez, a chef abandona o posto de jurada — o qual exerceu por sete anos no “MasterChef Brasil”, da Band — e se torna apresentadora de um formato inédito: dois cozinheiros profissionais e um impostor cozinham e competem por um prêmio em dinheiro. Cabe aos influenciadores Luana Zucoloto e Fabão escolher o melhor prato e tentar adivinhar quem é o infiltrado a cada episódio.
O programa é mais uma das atrações comandadas por Paola desde 2022, quando assinou com a Globo e passou a apresentar programas no GNT. Em entrevista à Revista Menu, durante evento de lançamento do título em São Paulo, a chef demonstrou valorizar o entrosamento e a diversão trazidos pelo reality show:
“Fazia muito tempo que eu não me divertia tanto fazendo algo. Quando apareceu o formato ‘Infiltrado na Cozinha’, que é completamente novo, eu me encantei com várias coisas. A primeira, o fato de os jurados não serem experts em gastronomia e terem muito humor. Eu, como mulher de 52 anos, preciso do humor quase como oxigênio, não aguento viver sem a risada. Para mim é sangue nas veias”, afirma Paola.
E acrescenta: “O programa traz o público que não necessariamente é expert em gastronomia para dentro. Ele convida o público para vir fazer parte e adivinhar quem está se infiltrando, quem é o impostor. Eu queria muito um programa que conseguisse trazer o público para dentro e que, de alguma maneira, quebrasse a tela”.
‘Infiltrado na Cozinha’
Cada episódio tem um tema e conta com duas provas, incluindo um preparo simples e um desafio de maior complexidade. Para tentar adivinhar quem é o impostor, os jurados experimentam os pratos e “interrogam”, com bom humor, os participantes. Eles também decidem qual foi o melhor preparo e garantem um prêmio de R$ 10 mil ao cozinheiro. O infiltrado ainda ganha mais R$ 10 mil caso consiga enganar a todos.
Em bate-papo com a reportagem, a cozinheira Marina Hernandez explica como treinou os impostores para a competição: “A gente teve um período muito pequeno de tempo para fazer isso. Eu ensinei duas ou três receitas, técnicas e muito mais do que isso: ensinei gestos. Coisas que um cozinheiro precisa saber, não necessariamente relacionadas a receitas. E a gente contava, também, que os cozinheiros profissionais pudessem errar, estivessem nervosos com a situação”.
“Ensinar o gesto foi uma das coisas mais importantes, porque o gesto da cozinha é uma coisa muito única. E era algo que eu olhava e eu fui enganadíssima”, explicou Paola, durante coletiva de imprensa de estreia do programa.
Sem treinamento gastronômico, os jurados Luana Zucoloto e Fabão confiam em seus instintos pessoais, nas perguntas feitas aos participantes e na sorte para tentar superar o impostor. A primeira temporada do reality ganhou oito episódios.
Paola Carosella em segundo plano
Apesar de ser o principal rosto do novo formato, Paola não se envolve diretamente na escolha do melhor prato ou no palpite do impostor. Com humor ácido, a chef se posiciona como a “figura adulta” do trio cuja dinâmica é marcada por palhaçadas e alfinetadas.
Durante o evento à imprensa em São Paulo, o diretor Roberto d’Avila explicou que a ideia era trazer mistério, humor e gastronomia a um único programa. Apesar de arrancar boas risadas e surpreender no final, o primeiro episódio do reality não explora o conhecimento culinário da chef em contraponto à inexperiência dos jurados.
Paola, no entanto, valorizou o formato: “Eu acho que a grande sacada do ‘Infiltrado’ é que ele é um programa que tem o sabor de um reality, mas não tem a cara de um reality. Ele não parece um reality de cozinha. Ele tem uma estética diferente, uma luz diferente, um figurino extremamente cuidado. Vai trazer surpresas para quem está acostumado a realities e vai ser palatável para quem não necessariamente curte gastronomia”, finalizou.
O primeiro episódio do programa vai ao ar no GNT no dia 24 de setembro, às 21h45.