O clima de festividades está no ar e, com ele, chegam os preparativos para as ceias de Natal e Réveillon. Pensando nisso, a chef Gabi Junqueira preparou dicas para fugir do óbvio no cardápio das noites mais festivas do ano. Além disso, vale conhecer dicas para arrasar na mesa posta e surpreender os convidados.

A começar pelo menu, um item que não pode faltar na ceia natalina é a farofa. A receita escolhida pela chef leva abacaxi grelhado e bacon, combinação que acompanha muito bem as carnes, principalmente as suínas.

“O segredo para essa receita é caramelizar bem o abacaxi e, na mesma panela, trabalhar todos os outros ingredientes para apurar o sabor da farofa”, comenta Gabi.

Para as entradas, ela sugere dois pratos infalíveis: brie folhado com calda de mel, mirtilo e pistache e uma tábua de frios individual.

Brie folhado com mirtilos (Foto: Rafael Iven)
Brie folhado com mirtilos (Foto: Rafael Iven)

Já para o Ano Novo, Gabi em variações de receitas tradicionais com peixe, como um ceviche peruano de salmão e salada de bacalhau com grão de bico. Outra opção fresca é o ceviche de manga, que ganha um toque especial de hortelã e pimenta dedo de moça e é perfeito para vegetarianos e veganos.

Ceviche peruano com salmão e ceviche de manga (Foto: Rafael Iven)
Ceviche peruano com salmão e ceviche de manga (Foto: Rafael Iven)

Com expertise em mesa posta, a chef ainda traz dicas para a décor inspirada no lúdico das vilas natalinas. Para a mesa, tradicionais tons de vermelho e dourado mesclados ao icônico xadrez, taças coloridas mescladas às clássicas e pratos de entrada e principais na tonalidade branca em contraste com os outros itens da mesa. Vale, ainda, apostar em ursos de pelúcia, mini árvores, velas, soldadinhos e as tradicionais rosas e astromélias.

Mesa posta de Natal
Decorações de Natal (Foto: Rafael Iven)

Para receber os convidados, cookies podem identificar o lugar de cada convidado. “Esses servem como ‘placement’ e não necessariamente precisam ser doces! Podem ser salgados para acompanhar a entrada”, ensina Gabi.

Para finalizar, ela dá uma dica de ouro para quem quer surpreender: Quando for escolher como compor sua mesa posta, não se esqueça de começar pensando em todas as comidas que irá servir. Pense se será buffet americano, serviço à francesa ou inglesa. Determinando este passo, você consegue expressar sua criatividade para todo o restante: quantidade de pratos, talheres e taças. Para um décor perfeito, não tenha medo de errar! Use e abuse dos enfeites, faça um centro de mesa especial e se delicie com a época mais linda do ano!”

Decorações de Natal
Decorações de Natal (Foto: Rafael Iven)