A partir desta quarta (16) até sexta-feira (18), o mundo do café brasileiro está agitado. Cafeicultores, baristas e profissionais do setor se reúnem na 10ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).

A programação da feira é extensa, mas um dos destaques é a premiação “Coffee of the Year” (“café do ano”, na tradução do inglês), que vai eleger os melhores exemplares brasileiros entre mais de 500 concorrentes, de 32 regiões cafeicultoras brasileiras. O evento volta a ser 100% presencial, após as restrições provocadas pela pandemia.

O concurso foi criado em 2012, como uma forma de reunir os melhores cafés brasileiros e apresentar os destaques de cada ano, e tem duas fases. A primeira consiste em receber as amostras dos produtores de todo o país. Elas serão torradas e provadas por profissionais aptos a fazer uma avaliação sensorial completa dos grãos.

Depois disso, as melhores amostras vão para a segunda fase do concurso e participam da SIC, onde podem ser degustadas por possíveis compradores. As 15 melhores vão para a final, sendo 10 de café arábica e 5 de canéfora, e o público pode prová-las também.

A SIC está com uma vasta programação para este ano, confira todos os eventos aqui e veja como fazer o credenciamento para pessoas físicas, empresas, produtores rurais e visitantes internacionais.