Sete pessoas morreram na ilha de Pemba, na Tanzânia, depois de comerem carne de tartarugas marinhas intoxicadas por uma substância rara. Uma criança de três anos estava entre as vítimas e três pessoas ainda estão hospitalizadas.

+Cebolas mexicanas causam surto de salmonela nos EUA
+Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+Funcionário do Subway é demitido por colocar frios em vaso sanitário
+Noodles congelado mata 9 pessoas da mesma família na China

Os efeitos da intoxicação foram sentidos pelas vítimas no dia seguinte após a ingestão da carne de tartaruga marinha. A criança de três anos foi a primeira a morrer. Duas pessoas morreram no mesmo dia e as outras quatro faleceram alguns dias depois.

Além das vítimas, 38 pessoas deram entrada em um hospital local. Felizmente, a maioria recebeu alta. Os três pacientes hospitalizados encontram-se em condições estáveis.

Apesar de carne de tartaruga ser um alimento comum para a população que vive nas ilhas e na área costeira do país africano, ela pode ser nociva por causa de um tipo de intoxicação alimentar chamado de quelonitoxismo.

A origem da substância que causa a intoxicação ainda está sendo investigada, mas suspeita-se que ela esteja presente emmalgas venenosas ingeridas pelas tartarugas. Por causa disso, autoridades da Tanzânia proibiram o consumo de carne do animal.

(*) Da redação da Menu