O recém-aberto Simone Ristorante, no Itaim Bibi, em São Paulo, estreia na Settimana della Cucina Regionale Italiana, com um menu do Valle D’Aosta, preparado pelo chef convidado Christian Turra, e servido no almoço e no jantar, de 23 a 29 de outubro. Durante o evento, o restaurante servirá pratos tradicionais e autênticos desta região, adaptando-os ao gosto local, sem perder a essência de sua origem e tradição. 

Christian Turra já esteve no Brasil na edição de 2022 da Settimana dela Cuccina Regionale Italiana, e na ocasião apresentou suas especialidades “valdostanas” na Trattoria Fasano, como chef convidado, ao lado do chef Sergio Celestino, da Trattoria.

O Valle D’Aosta é uma região autônoma no extremo noroeste da Itália, fazendo fronteira com a França e a Suíça. Esta região montanhosa é conhecida por suas paisagens espetaculares dos Alpes, seus castelos medievais e sua culinária única, que combina influências italiana, francesa e suíça. A culinária do Vale D’Aosta é rica e variada, graças à combinação de produtos de montanha, tradições locais e influências de outras regiões. Os pratos são geralmente simples, mas saborosos, dando destaque aos ingredientes de alta qualidade da região.

Confira o menu:

Antipasto: Esta entrada oferece uma mistura sutil de ingredientes de montanha, como cogumelos porcini e o queijo toma, bem como o lardo d’Arnad, um tipo de toucinho curado, combinado com o intenso sabor do queijo azul Bleu d’Aosta.

Primo Piatto: Aqui, o risoto é enriquecido com o sabor suave da abóbora e a riqueza do queijo fontina, enquanto o talharim apresenta a mocetta, a carne curada típica da região.

Secondo Piatto: A truta marinada destaca os sabores da montanha, e a bochecha de vitelo com polenta é um aceno à influência nortista e às tradições de pratos de carne lentamente cozidos.

Dolce: O semifreddo e a panna cotta encerram a refeição com sabores doces e ricos, ressaltando ingredientes locais como mirtilo, mel de castanha e genepy, um licor típico da região.

Settimana della Cucina Regionale Italiana

 A Settimana della Cucina Regionale Italiana nasceu em 2012, graças ao trabalho do Istituto Italiano di Cultura e a participação de doze restaurantes que representaram doze regiões italianas. O sucesso foi o fermento para que, no ano seguinte, as vinte regiões fossem representadas em duas dezenas de restaurantes paulistanos, com a presença de cinco chefs vindos da Itália. Em 2014, o número de profissionais italianos convidados dobrou e, um ano depois, a Settimana ganhou o corpo almejado, com a participação de 20 chefs italianos, oriundos das 20 regiões da Itália.

Nesta edição, a Settimana ressalta o tema das raízes culturais. E a culinária é um elemento essencial na construção das identidades de imigrantes e dos seus descendentes. A comida representa um mergulho na história e na cultura da sua terra natal ou de seus ascendentes, despertando um sentido de pertencimento profundo. A variedade da cozinha italiana amplia ainda mais as possibilidades de resgate dessa sensação de reencontro, de volta às origens, ou seja, às raízes. Nesse sentido, essa edição da Settimana vai trazer uma conexão importante com um local que marcou a vida de milhões de imigrantes italianos em São Paulo – e ainda é um dos mais preciosos endereços de preservação da memória da grande comunidade ítalo-brasileira.

O evento de encerramento da Settimana será realizado no Museu da Imigração, na Mooca. No refeitório histórico desse complexo, pessoas em situação de vulnerabilidade social vão desfrutar de uma refeição italiana preparada por alguns chefs da Settimana. Esse espaço faz parte da estrutura de assistência social do Arsenal da Esperança, que atende diariamente cerca de 1.300 pessoas e é gerenciado pela organização religiosa italiana SERMIG, criada em Turim.

Serviço

Endereço Simone Ristorante: Rua Pedroso Alvarenga, 677 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04531-011

Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00

 Telefone: (11) 99234-0632