18/03/2024 - 15:50
Um pedaço do Texas em São Paulo: o Dickey’s Barbecue Pit, maior rede de franquias de churrasco texano do mundo, desembarcou no Brasil em 2021. Por aqui, a franquia repleta de tradições do sul dos Estados Unidos se fundiu ao melhor do acolhimento brasileiro e vem construindo uma história de sucesso.
+ Contrariando as estatísticas, churrascaria texana em São Paulo tem alto índice de público feminino
+ Maior rede de boliches do Brasil celebra parceria com ícones da culinária americana em São Paulo
Em bate-papo com a Menu, Arthur Fumis, sócio do Dickey’s no Brasil e conhecido como “Rei do Barbecue”, explicou as principais diferenças entre as operações dos Estados Unidos e daqui. Ele começou contando que, por lá, a preferência é para a agilidade em detrimento do atendimento personalizado.
“Você vai ficar numa fila, ele vai fatiar [a carne] na sua frente, pôr na bandeja, você paga, senta, come vai embora. Quase todas as smokehouses são assim, porque o barbecue não tem como ser barato. Carne é um insumo caro. Então eles compensam isso lá, culturalmente, sem ter atendimento, para ficar um preço um pouco mais acessível”, conta.
Apesar disso, a casa não dispensou a boa hospitalidade ao trazer o serviço para São Paulo. Mas essa foi uma das poucas mudanças realizadas de lá para cá. Isso porque, com 83 anos de história, o Dickey’s segue sendo uma empresa comandada pela família fundadora, que não abre mão da tradição.
Nesse sentido, Arthur conta uma curiosidade sobre uma das pequenas alterações no cardápio brasileiro: a inclusão do cupim, corte da parte de trás do pescoço do boi.
“A gente queria colocar cupim no cardápio, porque fica bom defumado. Mas eles não sabiam o que era cupim, porque o boi deles é reto em cima, não tem o ângulo nas costas. Então uma pessoa pegou um avião e veio para cá experimentar o corte. Comeu e aprovou”, relata.
Apesar das pequenas alterações, a visita ao Dickey’s é como uma verdadeira imersão à cultura do “Texas Barbecue”, com televisões que exibem futebol americano, um menu repleto de cortes defumados e acompanhamentos para lá de tradicionais americanos.
Menu recomenda
A estrela do show é, sem dúvidas, o brisket, conhecido por aqui como “ponta de peito” ou “peito bovino”. O corte rígido demanda horas e horas de defumação e cocção para garantir sua maciez e suculência, e o resultado é uma carne que desmancha na boca.
Para visitas em grupos, a recomendação é o Family Plate (R$ 200), que serve até quatro pessoas. Com brisket, ribs (costela), pulled pork (carne de porco desfiada) e Texas Sausage (linguiça texana), o prato ainda inclui três acompanhamentos e quatro mini pães brioche para a execução de um sanduíche tradicional texano.
Como acompanhamentos, vale pedir o coleslaw, saladinha de repolho com maionese tradicionalíssima, o purê de batata rústico e o Mac’n Cheese, com receita original direto do Texas.
Serviço
Dickey’s Barbecue Pit — São Paulo
Unidade 1: Alameda Santos, 843, Jardim Paulista
Reservas: (11) 96370-8181
Unidade 2: Av. Francisco Matarazzo, s/n, Água Branca (Shopping West Plaza, dentro do Villa Bowling, 2º piso, Bloco C)
Unidade 3 (somente retirada e delivery): Rua José Ramon Urtiza, 975, loja 4, Vila Andrade, Panamby
Unidade 4 (somente retirada e delivery): Avenida Lins de Vasconcelos, 1779, loja 6, Jardim da Glória, Aclimação