Criada em 2003 nos Estados Unidos, a campanha Segunda Sem Carne (como o nome sugere), incentiva a população a passar um dia da semana sem consumir proteínas de origem animal. Pode parecer pouco, mas a mudança na dieta tem efeitos positivos tanto para a saúde dos indivíduos quanto para a saúde do planeta.

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Defender a redução do consumo de carne, nem que seja por um dia, porém, não é tão simples no Brasil, por causa da grande importância do agronegócio na economia nacional.

Na semana passada, por exemplo, pecuaristas fizeram churrascos nas portas de agências do Bradesco por causa de uma campanha do banco em que influenciadoras recomendavam abrir mão das carnes por um dia.

Agora, foi a vez de a rede de fast-food Spoleto ser retaliada por motivo parecido. Em seu perfil no Instagram, a marca de comida italiana publicou uma campanha incentivando as pessoas a ficarem um dia sem consumir proteínas animais.

“Com um dia sem carne, você economiza: 3,4 mil litros de água; 14 kg de Co2 na atmosfera; 24 m² de terras desmatadas”, afirmava o post – que, claro, incomodou organizações do agronegócio, como o Sindicato Rural de Ribeirão Preto (SRRP).

Assim como o Bradesco, o Spoleto retirou a peça publicitária do ar e divulgou uma mensagem, também no Instagram, se desculpando pelo episódio.

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“O Spoleto vem a público se desculpar por veicular uma comunicação que não reflete a nossa verdadeira admiração, parceria histórica e respeito por todos os atuantes do agronegócio brasileiro”, afirmou a empresa na rede social.

(*) Da redação da Menu