O chef confeiteiro Cedric Grolet desembarcou em São Paulo em dezembro para trazer aos brasileiros, pela primeira vez, uma de suas criações na pâtisserie. Com mais de 11 milhões de seguidores nas redes sociais, o francês se tornou famoso por produzir doces de frutas hiper-realistas, mas trouxe às terras tupiniquins uma releitura inédita de panetone com ingredientes brasileiros.

Distribuído a convidados na pop-up store da Hering no bairro de Pinheiros, o panetone combinava camadas de chocotone, praliné de castanha-do-pará elaborado com apenas 5% de açúcar, mousse de chocolate tradicional do chef e chocolate para revestir. A receita foi preparada em coletiva de imprensa em São Paulo, na qual o chef conversou com o site Revista Menu. Acompanhe:

Instagram will load in the frontend.

Revista Menu: quais são as tendências para o futuro da confeitaria?

Cedric Grolet: Cada confeiteiro tem sua própria tendência, mas acho que todos temos o mesmo objetivo: garantir que os clientes se identifiquem e que ofereçamos produtos saudáveis, de bons produtores, com pouca quantidade de açúcar e gordura.

Revista Menu: Como você acredita que seja possível unir inovação às técnicas tradicionais da confeitaria?

CG: Isso pode ser observado nesse panetone. Pegamos a base do panetone clássico e modernizamos, utilizando um novo sistema de trabalho que desenvolvemos nos últimos anos na confeitaria, mas sempre respeitando o panetone e destacando o seu valor.

Panetone de Cedric Grolet (Foto: Davi Raiol)

Revista Menu: Como você avalia seu sucesso nas redes sociais?

CG: Acho que seria melhor perguntar aos meus clientes, porque há tanto engajamento nas redes sociais com o que eu faço. Acho que a resposta é que as pessoas gostam do que eu faço, e nós continuamos nessa direção porque elas respondem positivamente. É incrível. Eu comecei no Instagram há 10 anos porque me pediram para estar presente. Uma amiga me disse para me inscrever lá. E comecei a tirar fotos, fazer vídeos, fazer o que eu gosto e compartilhar o que eu amo. É incrível.

Serviço

Endereço: Rua dos Pinheiros, 282, São Paulo
Datas: 12 a 24 de dezembro
Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 12h às 19h