11/11/2024 - 16:55
Um mistério envolvendo o autêntico queijo cheddar inglês tem movimentado as notícias: o sumiço de 22 toneladas do alimento no Reino Unido. A vítima foi a famosa loja de queijos artesanais Neal’s Yard Dairy, que tem lojas em Londres, na Inglaterra.
De acordo com o “Fantástico” de domingo, 10 de outubro, em julho, o estabelecimento recebeu a gigante encomenda de um cliente da França. Ao dominical da TV Globo, Jason Hinds, um dos donos da queijaria, explicou: “Recebemos uma proposta que parecia legítima, de um representante de uma rede francesa de supermercados com a qual a já tínhamos trabalhado. Nada fora do normal. Fizemos algumas ligações para empresas e colegas na França e tudo estava fazendo sentido. Pensei: isso vai ser bom para empresa e para indústria britânica de queijos como um todo”.
Vale destacar que o queijo cheddar inglês é valorizado por seu processo de produção artesanal, bem diferente do “cheddar” laranja encontrado em sanduíches nos Estados Unidos ou no Brasil.
Hinds explicou que acionou três produtores para dar conta da demanda, que começou a ser despachada para a França em setembro. O pagamento de 300 mil libras (cerca de R$ 2 milhões), no entanto, nunca foi feito. Após se dar conta do golpe, o empresário conta que percebeu que o homem que se identificou como intermediário da rede era um impostor.
“”Fiquei muito mal. Foi como se tivéssemos sido violados. Nunca imaginei que a comida de qualidade pudesse ser alvo de golpistas”, lamentou o empresário. O caso é investigado pela Scotland Yard, polícia metropolitana de Londres, e as 950 peças de queijo ainda não foram encontradas.