Usuários das redes sociais ficaram indignados nesta semana ao descobrirem que uma loja do supermercado Faé na cidade de Vila Velha, no Estado de Espírito Santo, estava vendendo bandejas pele de frango – sobra que costumava ser removida e jogada fora durante a limpeza das aves – por R$ 2,99 o quilo.

+Supermercado disfarça restos de queijo com corações e revolta redes sociais
+Doritos vendido por R$ 21,99 e com parcelamento viraliza nas redes sociais
+Vídeo: Ação em supermercados culpa Bolsonaro pela inflação dos alimentos

Muitos consumidores relacionaram o fato com a dificuldade que muitos brasileiros têm enfrentado para se alimentar diariamente e criticaram a política econômica do governo do presidente Jair Bolsonaro. De acordo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, preços dos alimentos aumentaram mais de 13% nos últimos 12 meses.

A comercialização do produto, no entanto, não é ilegal, desde que as regras sanitárias sejam seguidas, explicou Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP. “Sob a perspectiva do direito do consumidor, a empresa tem liberdade para vender só a pele de frango”, disse o especialista em entrevista ao UOL.

Por outro lado, Farid entende que a prática “chega a ser aviltante”. “É desnecessário agir deste modo em busca do lucro até o último centavo. Não tem como fechar os olhos para essa situação no momento que o país atravessa. O recomendável é que o estabelecimento faça a doação do produto”, acrescentou.

No Twitter, comentários semelhantes ao do diretor do Procon-SP foram publicados. Uma pessoa escreveu que era “inacreditável”, outra afirmou que “o fundo do poço já é real”. Outra ironizou, dizendo que “o Brasil está decolando”.

https://twitter.com/MarcelleBolive1/status/1536488965989072898

A repercussão negativa do caso, pelo menos, fez com que o supermercado tirasse o produto das gôndolas. Sem se identificar, um funcionário do estabelecimento disse à reportagem do site A Gazeta que os itens “foram recolhidos” e encerrou a ligação em seguida.

(*) Da redação da Menu