Além dos já conhecidos descontos em itens próximos ao vencimento, supermercados têm várias estratégias para aproveitar ao máximo produtos perecíveis. Sobras de presunto e queijo, por exemplo, costumam ser usadas como recheio de pães e salgados.

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Desde que não prejudique os consumidores, a prática não costuma atrair críticas – ainda mais sabendo que os preços dos alimentos aumentaram mais de 13% nos últimos 12 meses, de acordo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Um mercado no Grajaú, zona norte do Rio de Janeiro, porém, abusou da boa vontade de seus clientes e gerou revolta nas redes sociais por vender bandejas com restos de queijo pelo mesmo valor do produto intacto.

Para disfarçar o truque, as sobras foram furadas com corações e vendidas como se fossem produtos especiais. “Prix sendo Prix… Surreal”, disse o consumidor que fez a denúncia e postou a foto do produto nas redes sociais.

“O quilo do queijo esférico custa R$ 71,99 e, mesmo não sendo as fatias inteiras, o mercado Prix da unidade Verdun, no Grajaú, decidiu vender as 100 gramas pelo valor original, mesmo faltando alimento”, acrescentou.

“O pior nem é vender isso. De repente, alguém quer a rebarba para alguma receita. O pior é vender isso por esse preço”, disse um rapaz. “Inflação é só amor”, disse outra pessoa.

De acordo com o site GCM, o supermercado informou que não solicitou o corte ao setor de frios e que a iniciativa partiu de um funcionário, que foi advertido. Os produtos também foram retirados das gôndolas. “O SuperPrix preza pelo respeito ao consumidor, é contra qualquer tipo de desperdício de alimentos e se desculpa pelo ocorrido”, reforçou o estabelecimento.

(*) Da redação da Menu