O tacacá foi a comida mais pesquisada pelos brasileiros no Google em 2023, segundo o ranking divulgado pelo site nesta segunda-feira, 11. De origem indígena, o prato típico da região amazônica, principalmente do Pará, é uma espécie de sopa, feita com tucupi, goma, jambú e camarão seco, geralmente servido em uma cuia.

Leia também:
Ranking elege cuscuz paulista como pior comida brasileira

De acordo com o Google, a busca pelo termo “tacacá” começou a aumentar em outubro, mês em que a cantora Joelma lançou uma trend no TikTok com a música “Voando pro Pará”. “Eu vou tomar um tacacá, curti, beber, ficar de boa”, canta a artista com um cuia da iguaria na mão no vídeo que já possui mais de 24 milhões de visualizações na rede social.

Ainda conforme o buscador, o nome do prato atingiu um pico de pesquisas em novembro, na semana em que Christian Chávez, integrante do grupo mexicano RBD, cantou o trecho da música de Joelma, durante um show da banda no Rio de Janeiro (RJ).

Como é feito o tacacá?

Ingredientes:

  • 1 litro de tucupi
  • 3 dentes de alho
  • 1 maço de chicória
  • 1 maço de alfavaca
  • 1 maço de jambu
  • 500g de camarão seco com casca
  • 200g de goma de tapioca
  • Sal a gosto
Modo de preparo:

Ferva o tucupi com o alho, a chicória e a alfavaca, para aromatizar. Em outra panela, ferva água e a crescente sal. Ponha o jambu na água fervente por 20 segundos. Em seguida, retire as folhas e coloque em um recipiente com gelo e água. Reserve.

Os camarões devem ser lavados e dessalgados em água gelada, retiradas as suas barbas e antenas, reservar. Em uma panela colocar 2 litros de água, sal, dois dentes de alho e três folhas de chicória para ferver. Em um recipiente à parte, dissolver a goma de tapioca em um pouco de água fria. Quando a infusão feita acima atingir o ponto de ebulição, retire o alho e as folhas, acrescentar a goma, bater sem parar, para que não se formem grumos.

Para montagem do prato, usa-se uma cuia indígena, espécie de cabaça comum na região amazônica. Coloca-se primeiro a goma, depois o tucupi, o jambú e os camarões (a gosto). A sopa é servida bem quente. Pode-se acrescentar molho de pimenta de cheiro, feito com o próprio tucupi. Em Belém (PA), o tacacá é facilmente encontrado em barraquinhas de comida de rua.

* Receita retirada do livro “Gastronomia brasileira para catering em feiras”, da Embratur