A temporada de inverno é uma ótima opção para quem deseja relaxar e vivenciar novas experiências com o clima mais frio. Na Serra da Mantiqueira, longe da agitação dos centros urbanos, uma combinação de natureza, gastronomia baseada no movimento Slow Food e uma experiência imersiva e exclusiva com produção de vinhos, azeites e charcutaria, tem chamado a atenção dos turistas.

A 14km do centro de Santo Antônio do Pinhal (SP), o Essenza Vinícola Boutique fica a 1.200m de altitude e possui uma paisagem exuberante. Rodeada pela Mata Atlântica, a propriedade – localizada dentro de uma reserva florestal – é conduzida pelo empresário Herbert Sales, com o intuito de proporcionar, em um único lugar, uma vivência envolvendo o cultivo de vinhedo e olival com produção de gastronomia local e artesanal.

“O enoturismo, tem se tornado um tipo de passeio cada vez mais procurado. Unir a experiência de conhecer novos lugares e degustar novos sabores é uma excelente harmonização. Por isso, o número de interessados em aproveitar o friozinho de Santo Antônio, olhando a natureza e degustando uma excelente taça de vinho e nossas receitas exclusivas é cada vez maior”, explica Herbert.

A vinícola boutique oferece diversas atividades como tour guiado pelo vinhedo, harmonização com os rótulos da casa, piquenique e restaurante. A primeira experiência que pode ser escolhida pelo turista é uma visita guiada pela propriedade, passando pelo vinhedo, olival e outros cultivos.

“Após conhecer um pouco do que produzimos por aqui, completamos a experiência com uma degustação harmonizada de 4 tempos com os vinhos Essenza e com produtos artesanais de fabricação própria. Conduzida pelo nosso sommelier, o tour garante uma imersão ao mundo do vinho”, comenta.

Outra opção de passeio e que tem atraído muitos casais é uma área exclusiva para um piquenique. “Nossos bangalôs ficam no topo da propriedade, em meio a natureza. A cesta é recheada de produtos artesanais, como a tábua de charcutaria, empanadas e pães de fermentação natural do chef, truta gravlax em fatias, guacamole com romã, azeite Mantikir, geleias, mel, morangos fresquinhos e uma garrafa de vinho Essenza”, esclarece.

Já o restaurante apresenta um menu de 3, 5 ou 7 passos, entre entradas, pratos principais e sobremesa, elaborados pelos chefs da casa com produtos artesanais, sazonais e em grande parte de produção própria.

“Para oferecer uma experiência gastronômica completa, trabalhamos com uma diversidade de produtos e a maioria produzidos aqui no espaço. Temos nossa linha de charcutaria, produção de trutas, morangos e tomates. Além dos vinhos e azeites que tanto nos dão orgulho”, finaliza.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Premiações ao redor do Mundo

O concurso mais rigoroso de vinhos do mundo, o International Wine Challenge, realizado em Londres – Inglaterra, anunciou em maio, os vinhos mais bem avaliados pela competição. Entre os premiados, o Mantikir Alvarinho, com Medalha de Bronze.

O Shiraz Rosé é o único com certificação internacional e recebeu a medalha de prata e bronze no Decanter World Wine Awards pela safra 2020 e 2021 respectivamente, além das medalhas Gran Gold e Gold na Wines of Brazil Awards, prata na International Wine Challenge e bronze Decanter World Wine Awards 2023.

O Azeite Mantikir foi condecorado em quatro concursos internacionais em 2024. Durante a 9ª Edição do EVO IOOC Italy 2024, o azeite mineiro, extraído do cultivo da varietal Coratina, foi considerado o Melhor da América do Sul com o Prêmio Raul C. Castellani.

Além da honraria máxima para um azeite brasileiro, o Mantikir recebeu mais três medalhas de Ouro com o Summit Premium, Koroneiki e Coratina. No Japan Olive Oil Prize (JOOP 2024), o Mantikir Summit Premium na categoria blend e o Mantikir Koroneiki, na monovarietal, receberam medalhas de Ouro. Prata para o Mantikir Coratina.

Já no ATHENA Olive Oil, concurso internacional na Grécia conquistou duas Duplo Ouro e duas Ouro. Em abril deste ano, a linha Mantikir Summit Premium ficou em 1º lugar na categoria especial – Produção Limitada de até 2.500 litros – no Guia espanhol dos 100 melhores azeites do mundo, elaborado pela Evooleum e foi eleito como o melhor azeite do Hemisfério Sul no 13º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prêmio CA OVIBEJA, de Portugal.