05/03/2024 - 12:02
Os 20 anos trabalhando em prestigiadas casas de cozinha japonesa deixaram Denis Watanabe pronto para abrir as portas do próprio espaço. Em 2021, o Watanabe Restaurante (@watanaberestaurante) estreou no Itaim, em São Paulo, com a proposta de ir além da cozinha de sushi e sashimi – que também são servidos com maestria, ao mesmo tempo, em que dá protagonismo aos ingredientes de alta qualidade e se adapta ao gosto do cliente.
“A região do Itaim tem boas opções de restaurantes, então, eu quis trazer um conceito ainda pouco comum por aqui, mas bastante popular nos Estados Unidos: o das casas japonesas que têm diversidade de pratos quentes e, assim, atendem tanto quem gosta de sushi e sashimi, até quem prefere receitas que vão ao fogo”, conta o chef e sócio proprietário da casa, Denis Watanabe.
Antes de realizar o sonho do próprio restaurante, Denis trabalhou em casas prestigiadas, como Nagayama, Kosushi e Kitchin. “No Kitchin, eu tive a oportunidade de inaugurar a parte operacional de sushibar e cozinha de quatro casas, além da operação de delivery, e isso me deu a segurança de criar um restaurante que carrega o sobrenome da minha família”, diz.
O conceito da casa tem inspiração em endereços famosos da América, como Nobu e Zuma, mas ganha toques trazidos pelo chef em suas experiências no Japão. “Acredito que a cozinha dos pratos quentes japoneses está chegando ao Brasil”, afirma o chef, ao reforçar que, naquele país, a comida do dia a dia é feita com as receitas que vão ao fogo.
Sejam crus ou cozidos, todos os pratos da casa contam com o mesmo cuidado na seleção de ingredientes. “Nossos clientes são exigentes e não aceitamos um produto que seja menos do que padrão superior. Se não está na qualidade que eu espero, prefiro não servir aos clientes”, completa Eduardo Takeshi, chef executivo da casa.
E é dessa curadoria que nascem receitas para atender os diferentes paladares, dos mais tradicionais aos mais modernos. Afinal, por lá, a ideia é que o cliente se sinta na sala de sua casa, rodeado por aconchego e conforto, e isso pode ser percebido desde o atendimento até o ambiente.
Enquanto no balcão há um contato mais próximo com o chef, revelando suas preferências e podendo ser atendido de acordo com seu gosto, o ambiente em todo o salão reúne o rústico com o sofisticado, esbanjando tons marrons e muita madeira.
Trabalho em equipe
Denis Watanabe fundou o restaurante que, hoje, dirige ao lado de Eduardo Takeshi, chef executivo e gestor operacional do negócio. Ele também passou por premiadas cozinhas, mas começou sua história aos 4 anos, ajudando a avó no restaurante, lá no bairro da Liberdade, onde obteve seus maiores ensinamentos.
Além dessa dupla que transforma peças em obra-de-arte com facas afiadas, outra peça importante do Watanabe é Flávio Castilho, heart bartender da casa. Com 22 anos de atuação em bares e restaurantes japoneses, sua trajetória envolve criação de drinks autorais e treinamento de equipe. Do balcão para o copo, receitas clássicas se fundem a toques japoneses, promovendo uma experiência sem igual.
Carta de bebidas
Falando em bar, é ali que está outro grande diferencial do espaço. Com uma carta de uísques japoneses – que estão entre os melhores do mundo e ganham cada vez mais prestígio também no mercado brasileiro – e de saquês, o Watanabe Restaurante promove experiências únicas, como saborear um saquê TanreiJumai, de importação exclusiva, que harmoniza perfeitamente com sashimis e com pratos cozidos ou grelhados, disponíveis no menu.
Experiência privativa
Além de menu e drinks, a estrutura da casa é outro motivo para visitá-la: o segundo andar do Watanabe Restaurante comporta até 12 pessoas sentadas – ou 25 pessoas no total, quando utilizado o espaço da sacada – e é ideal para encontros de negócios, comemorações de aniversários e reunião de grupos que buscam por um atendimento ainda mais personalizado. Menus espontâneos, criados conforme a preferência dos convidados, receitas veganas e vegetarianas, e até harmonizadas com bebidas são algumas das opções servidas no espaço.
Novidades no menu
Para este ano, entram dois pratos no menu: Ikuni udon (R$90), macarrão de udon salteado com manteiga, finalizado com uni e ikura (ovas de ouriço e de salmão), nori cortado na ponta da faca e karasumi ralado (ovas de tainha curada no sakê); e Jamontategai (R$56), vieira japonesa selada com manteiga trufada, jamon ibérico finalizado com ovas de mujjol, wakame e molho ponzu.
Serviço Watanabe Restaurante
Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 554, Itaim, São Paulo
Telefone: (11) 3167-6200
Instagram: @watanaberestaurante
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 15h (almoço); das 19h às 23h (jantar às segundas-feiras) e das 19h às 0h (jantar de terça-feira a sábado). Não abre aos domingos.
Delivery via iFood e Rappi
Aceita reservas