A união entre a música e a gastronomia tem se tornado cada vez mais comum: ambas combinam criatividade, inovação e experimentação. É nessa linha que o The Town abre as apresentações de 2025, com foco no novo cardápio do Market Square – espaço dedicado à alimentação dos visitantes. 

Divulgado na terça-feira, 15, o cardápio conta com a curadoria do chef Henrique Fogaça e será dividido em seis estações, cada uma representando zonas e bairros da capital paulista. Em entrevista exclusiva à Revista Menu, Fogaça comenta sobre a combinação entre a musicalidade e a culinária e o processo criativo do novo cardápio. 

+ Na corrida pelo título mundial, melhor bartender do Brasil busca identidade na coquetelaria
+ Così fecha as portas nos Jardins e se prepara para mudança de endereço

Apesar de ser conhecido por seus restaurantes em São Paulo e participações em realities gastronômicos, como o “MasterChef Brasil“, o chef também é vocalista de uma banda de rock, o Oitão — que já chegou a se apresentar no Rock In Rio

“A música está inserida na minha vida desde moleque. Desde os meus 10 anos, o rock, o punk, o hardcore, eu fui conhecendo cada um aos poucos e a gastronomia acabou vindo depois. Então, são profissões, pode-se dizer, gostos, que estão no meu dia a dia a todo momento. O ato de comer e de ouvir música é a junção perfeita”, declara Fogaça.

O proprietário do restaurante Sal continua contando que foram essas influências em sua vida que lhe permitiram trazer o novo projeto ao Market Square. As seis diferentes frentes gastronômicas também agradaram e deram certa liberdade de criação a Fogaça. 

Além das inspirações tradicionais, o chef afirma que buscou incluir a harmonização das cervejas com a parceria da Eisenbahn e, principalmente, trazer a identidade paulista nos pratos, já que este é um dos principais objetivos do The Town.  

Instagram will load in the frontend.

 

Execução do projeto gastromusical

Questionado sobre as eventuais dificuldades em adaptar a culinária de qualidade para algo prático e fácil de ser consumido no evento, Fogaça conta que o único impasse era como executar algo rápido mantendo o sabor e o padrão nas entregas. 

“O cara que está no festival, ele não quer ficar na fila esperando. Então, esse ‘mise en place’ da gastronomia vai ter que estar muito alinhado. Nós pensamos em tudo para manter organizando, para que as pessoas só entrem na fila, peguem a comida e gastem ali uns três minutos”, completa. 

Novo menu com curadoria de Fogaça

Entre as diversas opções do cardápio, vale experimentar o Bolinho de arroz com aioli de tabasco, o tradicional Burguer bovino com queijo gouda e a Mousse de chocolate com praliné de castanhas para fechar a refeição. 

Para aqueles que buscam por um opções bem adocicadas, os destaques são o Karaage com sweet chili e gergelim e o Cannoli de pistache com doce de leite — que em grande quantidade pode se tornar enjoativo. 

Fogaça termina com sua própria indicação, afirmando que os visitantes não podem sair do festival sem experimentar a Salada tropical com molho oriental e a saborosa Polenta cremosa com ragu de cogumelos ou linguiça

“A polenta, com certeza. Acho que ela os clientes podem deixar para a hora que estiver acabando o festival. Vai lá, pega a polenta quentinha e vai embora! Mas todos os pratos vão trazer boas experiências”, finaliza. 

O The Town acontecerá dos dias 6 a 14 de setembro no Autódromo de Interlagos. Os ingressos custam R$ 975,00 a inteira e R$ 487,50 a meia entrada e podem ser adquiridos pelo site oficial do evento. Não será necessário agendar horário para utilizar o Market Square. 

*Estagiária sob supervisão