A tradicional vinícola francesa Château Lafite Rothschild, de Bordeaux, conhecida por rótulos de altíssimo preço no mundo todo, anuncia o lançamento do Anseillan, uma nova adição ao catálogo da companhia em mais de 100 anos sem grandes novidades além de seus rótulos clássicos e bem cotados.

O Anseillan tem preço sugerido de 99 dólares no mercado norte-americano, o equivalente a pouco mais de R$ 500. Salgado para os brasileiros, mas um valor considerado “acessível”, tendo-se em vista que o preço de um Château Lafite Rothschild pode fácil ultrapassar a casa dos R$ 10 mil no país.

Segundo a revista Food & Wine, o Anseillan é produzido com uvas das vinhas originais do Château, e é o primeiro a carregar a marca desde o Carruades, lançado há mais de um século.

O vintage Anseillan 2018 é um blend com 48% de uvas Merlot, 39% Cabernet Sauvignon e 13% Petit Verdot. “O vinhedo Anseillan é um playground incrível em termos de terroir, já que apresenta três diferentes tipos de solo: cascalho, argila e argilo-calcário”, afirmou Louis Caillard, diretor de vitivinicultura do Château. “Hoje, nós somos responsáveis por reestruturar tudo isso para os próximos 50 a 100 anos.”

De acordo com a vinícola de Bordeaux, o objetivo do Anseillan – que também traz um rótulo repaginado em comparação ao design bem clássico dos outros vinhos da casa – é ser um vinho que possa ser “compartilhado em restaurantes do mundo todo e que podem ter esquecido de como é bom abrir uma garrafa de Bordeaux”. Ainda não há previsão de chegada por aqui.