05/07/2022 - 21:35
O tradicional campeonato de ingestão de cachorros-quente Nathan’s Hot Dog Eating Contest 2022 acontece na próxima segunda-feira, 11, em Coney Island. O evento é realizado anualmente próximo ao Dia da Independência dos Estados Unidos por uma rede de fast food do país, para ver quem come mais hot dogs em menor tempo.
Após dois anos de pandemia, em que a competição foi realizada on-line, ela retornará, este ano, ao local original, a filial mais conhecida da Nathan’s Famous Corporation, na esquina das avenidas Surf e Stillwell em Coney Island, um bairro do Brooklyn, em Nova York.
A disputa ganhou atenção do público nos últimos anos devido ao estrelato de Joey “Jaws” Chestnut. Chestnut é o atual campeão masculino, que comeu 76 cachorros-quentes no último concurso. Desta vez, ele, que terá que comer de muletas devido a um tendão rompido, busca bater seu recorde de 15º Cinturão Mostarda, e sua 15ª vitória em 16 anos.
Entre as mulheres, Miki Sudo, que estava de licença maternidade no ano passado, estará de volta para tentar seu oitavo título e superar sua melhor marca de 48,5 hot dogs em 2020.
Regras
O Nathan’s Hot Dog Eating Contest é um evento sancionado desde 1997 pela Major League Eating (MLE) e pela Federação Internacional de Alimentação Competitiva (IFOCE). Hoje, apenas os participantes atualmente sob contrato com a MLE podem competir no concurso.
A disputa é composta por cerca de 20 participantes: o atual campeão da categoria; vencedores de um concurso regional de qualificação na temporada; competidores qualificados como uma das duas pontuações médias mais altas de um torneio qualificador sem ganhar um único qualificador); e convidados especiais da MLE.
Os competidores ficam em uma plataforma elevada atrás de uma mesa comprida com bebidas e os cachorros-quentes famosos da rede de fast food. Condimentos são permitidos, mas geralmente não são usados. O participante que consome o maior número de cachorros-quentes, incluindo os pães e a salsicha, em dez minutos é declarado vencedor.
Os lanches comidos parcialmente contam proporcionalmente e aqueles que ainda estiverem na boca no final do tempo contam se forem ingeridos posteriormente. Em caso de empate, os competidores fazem uma disputa extra com 5 cachorros-quentes para ver quem os come mais rapidamente.
Previsões
Para aquecer o público para a competição, um ex-agente de apostas de Las Vegas que acompanha de perto a competição de cachorro-quente, Micah Roberts fez previsões sobre os possíveis campeões desta edição. O especialista da SportsLine acredita firmemente que o evento de segunda-feira ficará em 49,5 cachorros-quentes consumidos pela vencedora feminina. Este é um número “absurdo”, diz o Roberts, mas ele está confiante de que é possível.
Sudo é certamente competitiva, pois venceu até mesmo Chestnut no National Buffalo Wing Festival – competição de comer asinhas de frango – em setembro do ano passado. Ela consumiu 246 asas em 12 minutos, mas isso foi 35 a menos do recorde do evento. Michelle Lesco, vencedora do Nathan’s no ano passado, comeu 30,75 cachorros, então é provável que Sudo não seja muito pressionada.
“Ela provavelmente vai vencer as outras mulheres inscritas no concurso, mas estabelecer um recorde mundial de 50 cachorros-quentes e pães consumidos parece absurdo”, disse Roberts à SportsLine.
Roberts considerou um fator crítico que o fez apostar em outro competidor para o prêmio. O especialista falou de sua previsão aos assinantes da SportsLine.