Fazer drinques e coquetéis em casa é bem mais fácil do que parece. Além de copos, taças e bebidas (claro), você precisa de apenas seis itens básicos – e todos podem ser encontrados por preços razoáveis em lojas online.

+Bar em Casa: faça drinques e petiscos do Mule Mule Muleria
+Bar em Casa: aprenda a fazer drinques e petiscos do Banana Café

Para você fazer bonito e ter um bar em casa completo, pedimos algumas dicas aos especialistas Kennedy Nascimento, Marcelo Serrano, Marcos Félix e Spencer Amereno Jr. Confira a seguir.

Coqueteleira

Pode ser encontrada em diferentes modelos e tamanhos. Muitos bartenders usam dois copos de aço – um encaixa no outro e você chacoalha para misturar o drinque. As coqueteleiras do tipo Cobbler têm uma tampa e podem ter também um coador embutido, o que facilita o preparo de drinques com frutas, explica Spencer Amereno Jr., do Frank Bar, de São Paulo.

Mixing glass

O nome em inglês dá a pista: é um copo alto, usado para gelar e misturar os coquetéis. O segredo é encher o copo com cubos de gelo e adicionar as bebidas. Em seguida, use uma colher bailarina para mexer suavemente e em seguida despeje o drinque no copo que for servir.

Colher bailarina

Colher longa, de pelo menos 30 cm, usada para misturar bebidas. Algumas podem vir com uma ponta arredondada, para amaçar açúcar, ou com um pequeno garfo na ponta, para espetar frutas e outros ingredientes.

Dosador

O mais popular hoje entre os barmen e barwomen é o jigger, em forma de ampulheta irregular, com um lado maior que o outro. O maior equivale a uma dose e, o menor, meia. Só tome cuidado pois alguns jiggers vêm com as medidas em onças, usadas nos EUA. “Virou um padrão para a alta coquetelaria”, diz Spencer Jr., do Fank.

Coador

Há desde os mais simples, usados em cozinhas e bons para bebidas com frutas amassadas, como a nossa tradicional caipirinha, até os chamados passadores de inspiração norte-americana, usados para coar coquetéis com ingredientes mais grossos, com ervas, como um mojito.

Macerador

Podem ser de madeira ou de metal e servem para amassar frutas e outros ingredientes usados nos coquetéis. Dê preferência àqueles com haste mais longa e com a base grande o suficiente para macerar.

(*) Por Pedro Marques, editor da Menu