Uma vez em Roma, é realmente melhor fazer como os romanos. É o que um turista americano de 55 anos aprendeu, de uma maneira bastante salgada, no começo deste mês, ao visitar a capital italiana.

+‘Chef’s Table’ volta à Netflix após dois anos com temporada dedicada às pizzas
+Restaurantes de Veneza usam pistolas de água contra gaivotas que roubam comida

Segundo informações do jornal britânico The Guardian, o homem, cuja identidade não foi revelada, levou uma multa de 450 euros (cerca de R$ 2.300) por “quebra de decoro”.

O desavisado turista simplesmente sentou nos degraus da Fontana dei Catecumeni – uma das principais atrações de Roma – para tomar um sorvete e beber cerveja. E com o agravante que isso aconteceu durante a madrugada.

Acontece que isso é proibido por lá. Durante o dia, a fonte é muito visitada por turistas. Mas no fim da tarde, ela é cercada com fita exatamente para evitar que pessoas se sentem em seus degraus.

Por algum motivo, a fita foi removida e o homem, sem conhecer as leis romanas, cometeu o delito. “Eu não conhecia as regras. Eu não sabia que não podia me sentar lá. Eu não entendia o que eles estavam falando para mim”, disse o turista, segundo a revista The Drinks Business.

Como também na Itália o desconhecimento da lei não significa que você pode quebrá-la, deu ruim para o homem. Para piorar, segundo informações das autoridades locais, ele ignorou os avisos para se retirar do local antes de receber a multa.

E, apesar da multa pesada, a polícia romana pegou leve com o turista. Pela lei, ele poderia até mesmo ser banido da área por até 48 horas por não respeitar as regras.

(*) Da redação da Menu