A Uber Eats revelou uma lista dos pedidos mais engraçados que seus clientes fizeram no ano de 2022, além de revelar as principais tendências de comidas e bebidas na plataforma de entregas. No relatório, divulgado na quinta-feira (9) e intitulado “Uber 2022 Cravings Report”, aparece um retrato dos “pedidos mais populares, engraçados e incomuns” realizados no app de delivery, segundo a revista Food & Wine.

A lista prova que os clientes podem ser bem específicos naquilo que escolhem – e também nos “recadinhos” que deixaram na plataforma de entregas, e que as redes sociais, em particular o TikTok, estão cada vez mais afiadas para influenciar o gosto dos consumidores.

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“[Você] poderia fazer a gentileza de colocar uma quantidade imensa de manteiga no meu queijo grelhado? Pode ser que você precise acionar o Samu depois disso e me fornecer fraldas de astronauta depois, mas tudo bem”, escreveu um cliente do app.

Outro pensou na esposa e deixou um recadinho fofo. “Minha esposa adora pizza. Ela se recusa a pedir, mas sempre acaba comendo a minha quando eu peço. O problema é que os laticínios fazem supermal pra ela. Tem vez que a gente chega a debater se precisamos convocar um exorcista”, brincou ele, compartilhando detalhes um tantinho exagerados da intimidade do casal. E continuou: “É uma luta, a gente disfarça pra não reparar [quando ela passa mal depois de comer pizza com laticínios], mas perseveramos porque a amamos. Eu imploro, por favor, pelo bem do nosso fim de semana, não coloque queijo na pizza. Se for necessário, adicione o mínimo possível.”

Outros deixaram recadinhos pra lá de adoráveis, como um cliente, provavelmente uma criança, que pediu para desenhar um dinossauro na embalagem. “Por favor, façam meu pedido com amor porque eu amo vocês. Se alguém aí for bom de desenhar, pode fazer um T. Rex com óculos de sol dentro da caixa? Ou apenas desenhar seu dinossauro favorito”, pediu.

Campari com soda
Campari cresceu em pedidos no Uber Eats em 2022

Revelando as tendências de 2022

No quesito tendências gastronômicas, alguns dados também chamaram a atenção. Um deles foi o aumento expressivo de pedidos de drinks sem álcool, refletindo um movimento que se tornou popular neste ano, o “Sober curious” (“sóbrio curioso”), em que muitas pessoas pretendem passar um tempo sem beber e deixar as bebidas alcoólicas apenas para ocasiões realmente especiais.

No relatório, o Uber Eats contou que “os pedidos para cervejas, vinhos e bebidas sem álcool teve um aumento gigante de 300% neste ano.”

Mesmo com o crescimento desse movimento pró-sobriedade, os drinks alcoólicos não saíram de moda. A lista revelada pela companhia apontou que o TikTok está se tornando uma plataforma de tendências gastronômicas e influenciou mutos pedidos de coqueteis: houve um aumento maciço nos pedidos de ingredientes para fazer o drink negroni sbagliato com prosecco, seguindo o hype do vídeo que viralizou nas redes, especialmente na gringa. E o Campari, em particular, teve um aumento de 75% nos pedidos e está se tornando cada vez mais sucesso também por aqui.

@e1e4n0r5 #stitch with @hbomax Emma, please! You’re ☠️ us!! #emmadarcy #hotd #houseofthedragon ♬ original sound – e1e4n0r5

Por fim, os amantes do molho ranch, muito popular nos Estados Unidos, podem se decepcionar com 2022. Segundo o relatório do Uber Eats, “o desejo dos clientes por molho ranch diminuiu drasticamente. Embora os pedidos pré-pandêmicos de ‘ranch, ‘extra ranch’ e ‘ranch à parte’ liderassem as paradas para a maioria das instruções especiais solicitadas no Uber Eats, esses pedidos agora nem chegam ao top 20.