Um raro uísque escocês de foi nomeado o melhor do mundo pela San Francisco World Spirits Competition, que se autodenomina a “mais antiga e maior” premiação de destilados do planeta. A 22ª edição do evento consagrou como campeão geral do concurso (Best in Show) o uísque escocês Benromach 40 anos Old Single Malt.

Localizada na cidade de Forres, na região de Speyside da Escócia, a Destilaria Benromach tem de 124 anos e, atualmente, é administrada por Gordon & MacPhail, tradicional engarrafadora e destiladora independente do mesmo país. Foram lançadas apenas 1.000 garrafas do uísque de 40 anos, o mais antigo da destilaria e que foi julgado na premiação.

“Cada expressão produzida pela Destilaria Benromach é feita à mão para um caráter genuíno por nossa pequena equipe de destiladores que confiam exclusivamente em sua experiência e sentidos”, disse Keith Cruickshank, gerente da destilaria, ao jornal The Northen Scot. “Levar para casa o cobiçado prêmio ‘Best in Show‘ da San Francisco World Spirits Competition é um verdadeiro reflexo do trabalho duro e da dedicação que são necessários para produzir nosso uísque”, completou

Além desse prêmio, a Benromach ganhou outros dois Double Golds – a principal medalha da competição, concedida apenas a bebidas julgadas como melhores do mundo. As premiações foram para os uísques Benromach 15 anos e Benromach Contrasts: Peat Smoke 2009.