11/09/2019 - 9:00
da redação da Menu
A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, conseguiu reduzir significativamente as emissões de carbono relacionadas a alimentos desde a retirar a carne de cordeiro e bovina de seu cardápio.
Segundo o jornal britânico The Independent, a instituição acadêmica se comprometeu em 2016 a abandonar totalmente a carne vermelha de suas oferta de alimentos no campus em favor de mais pratos à base de plantas.
A medida foi implementada como parte da política de alimentos sustentáveis da universidade, que também se esforçou para oferecer peixes que considerados de origem sustentável.
De acordo com um novo relatório interno, a um relatório interno mostrou que a medida resultou numa redução de 10,5% nas emissões globais de carbono. Intitulado “Nossa jornada sustentável de alimentos”, o relatório descobriu que a redução nas emissões de carbono ocorre em meio a um aumento na quantidade de alimentos comprados.
Para oferecer um número maior de opções veganas para os estudantes, os chefs que atuam no campus universitário receberam aulas especiais de culinária à base de plantas. As opções sem proteína animal também foram estrategicamente colocadas na cantina, a fim de incentivar os clientes a comprá-las.
O impacto ambiental da produção global de carne está documentado em um estudo divulgado em 2018, que orienta a população mundial a adotar uma “dieta flexitária”, consumindo menos carne para diminuir a emissão de carbono em escala mundial.