Pois é, até outro dia as cozinhas mais bem equipadas certamente tinham um fogão a gás – de preferência, gás encanado. Porém, esse cenário está mudando cada vez mais, e não apenas porque o preço do combustível aumentou demais nos últimos anos.

O canal de lifestyle do site Stuff destacou essa mudança nos costumes, contando a experiência de Christine Willians, uma foodie da Nova Zelândia, que curtiu demais o seu novo fogão de indução. “Escolhemos a indução porque estamos tentando nos afastar do gás por razões ambientais”, afirmou ela para a publicação. “Costumávamos ter aquecimento a gás, mas mudamos para elétrico e fazia sentido fazer a mesma coisa na cozinha, completa ela.

A realidade de Christine permite que essa mudança ocorra mais rápido do que aqui no Brasil, pois a Nova Zelândia tem se movido para eliminar gradualmente o gás e combustíveis fósseis, então as cozinhas mais atualizadas já contam com fogão de indução, que funciona com energia elétrica.

E, como o preço do gás realmente tende a subir no mundo todo, a a tecnologia de indução oferece uma alternativa mais limpa, sustentável e eficiente, tornando-a mais barata ao longo da vida útil do aparelho.

Vantagens e desvantagens do fogão de indução

O cozimento por indução funciona criando um campo magnético entre a panela e as bobinas magnéticas abaixo da superfície de cozimento. Menos energia é perdida para o ar circundante porque a própria panela se torna a fonte de calor. Por isso, o cozimento por indução pode ser três vezes mais eficiente em termos de energia do que o gás, de acordo com o sistema de classificação Energy Star.

Mas, ele só funciona com panelas que tenham ferro na liga (ou seja, só aquelas que atraem ímãs), como as de ferro fundido com ou sem esmalte (como as caríssimas Le Creuset) além de alguns tipos de panelas de aço inoxidável. Isso pode ser um empecilho para quem tem jogos de panela comuns, com ligas de alumínio, mais baratas e populares.

Por outro lado, o fogão de indução permite um controle mais preciso de temperatura, o que facilita a vida de muito cozinheiro, especialmente os inexperientes.

“Normalmente, você teria que usar banho-maria para derreter uma barra de chocolate. Com indução, basta colocar a barra diretamente em uma panela por um minuto ou dois. Parece perfeitamente normal, mas quando você toca, está completamente macio”, destaca Christine.