Sim, a fritadeira sem óleo, conhecida como air fryer, continua no topo dentre os acessórios queridinhos da vez. A praticidade que o aparelho oferece é real, especialmente na hora de preparar batatas crocantes, aquecer coxinhas, nuggets e bolinhos congelados, assar um pão de queijo…

+Airfryer: 5 erros que você deve evitar ao usar o eletrodoméstico
+Aprenda segredo para tirar crosta de gordura de sua airfryer sem esforço
+Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica

Mas, segundo reportagem do site Ideal Home, há 5 alimentos que não ficam tão legais assim se preparados na fritadeira sem óleo – tanto para fazer o aparelho durar mais, quanto pelas características do produto.
Veja abaixo os 5 alimentos para evitar de fazer na sua air fryer:

1. Pipoca

Pipoca caramelizada é uma delícia, mas na air fryer não funciona. Foto: Divulgação

Quem resiste a uma pipoquinha? Pipoca realmente é uma delícia, e se o micro-ondas é ótimo para prepara-las, não se pode dizer o mesmo da air fryer. O aparelho não atinge temperatura suficiente para estourar os grãos, e, além disso, eles também podem ficar presos no local que aquece a máquina, o que pode levar a um curto-circuito e, em casos graves, até incêndios. Melhor não.

2. Comidas com molho

Fettuccine com ragu bolonhesa (Foto: Divulgação/ Luciano Sgrinier)

Evite colocar alimentos com muito molho na sua air fryer, como macarrão à bolonhesa, curry ou ensopados. À medida que o ar quente circula, pode fazer com que os líquidos quentes espirrem e causem uma grande bagunça, além de ser perigoso.

Outro aspecto importante é que o cesto interno da air fryer é perfurado, ou seja, o molho vai escorrer por ele e não vai manter seu sabor no alimento. Alguns alimentos, como o tofu, podem ser empanados antes de entrar na air fryer, com o molho apenas pincelado sobre os pedaços. Dessa forma funciona melhor.

3. Brócolis

Brócolis
Brócolis ficam melhores no vapor ou cozidos em pouca água. Foto: Pexels

Aqui a coisa complica um pouco, porque os floretes dessa verdura podem ficar bem gostosos na air fryer, desde que recebam, antes, pinceladas de azeite temperado com especiarias, por exemplo. Mas se passar um pouquinho do tempo, eles queimam com muita facilidade. As folhas do brócolis, como são firmes, também podem ser temperadas dessa forma e preparadas no aparelho, mas daí só vale para quem curte folhas bem crocantes, quase queimadinhas, como chips. Se você é do time que prefere o brócolis bem cozido e úmido, melhor usar vapor ou cozinhar na água.

4. Arroz

Arroz fica melhor quando cozido no método tradicional. Foto: iStock

Como grão cru, o arroz precisa de muita água para ficar perfeitamente macio. Então, não pode ser preparado do zero no air fryer. Claro que dá para colocar uma quantidade mínima de água no fundo da air fryer, no recipiente que suporta o cesto, mas não a quantidade necessária para cozinhar o arroz. A melhor forma de preparar o arroz de todo dia ainda é no fogão. No micro-ondas também dá certo, mas não tem aquela fase do refogado antes de adicionar a água, deixando o preparo menos saboroso.

5. Queijo

Queijo da Canastra é o melhor do mundo, segundo ranking norte-americano (Foto: iStock)
Queijo da Canastra é o melhor do mundo, segundo ranking norte-americano (Foto: iStock)

Por fim, o amado queijo. Embora um camembert empanado, inteiro, fique incrível assado na air fryer, ou mesmo palitinhos empanados e crocantes de muçarela, não é recomendado aquecer queijos no aparelho simplesmente porque eles… derretem. E fazem a maior sujeira no cesto, além de escorrer pelos furinhos.
Além disso, para o queijo, a air fryer pode atingir uma temperatura muito alta, queimando o produto rapidamente. Se a ideia é derreter um queijinho para colocar no pão, vale recorrer à boa e velha frigideira.