Por força do hábito, muitas vezes repetimos alguns erros na hora de cozinhar. Verdade seja dita, não é nada que deixe a comida intragável. O almoço, porém, pode ficar mais gostoso se deixarmos de lado alguns desses hábitos, como mostra uma lista do site Brightside.

+Aprenda em qual parte da geladeira os alimentos devem ser guardados
+Estudo revela quais os erros de higiene mais comuns dos brasileiros na cozinha
+Air Fryer: 5 erros que você deve evitar ao usar o eletrodoméstico

Das 11 ideias listadas, selecionamos cinco delas – até porque algumas não fazem muito sentido para nós brasileiros, como cozinhar arroz com chá verde ou colocar sal no café. A seguir, veja como corrigir cinco desses erros.

Cozinhar demais grãos e legumes

Ao cozinhar batatas, feijões e outros grãos em legumes, em geral, é bem comum esquecermos dos alimentos no fogo. O resultado é que eles ficam com aquela textura molenga e nem sempre desejada. Para que isso não aconteça, o correto é colocar na panela primeiro os ingredientes que levam mais tempo para ficar prontos e adicionar os outros ao logo do cozimento. Com isso, a textura e o sabor de cada um deles será preservado.

Esquecer de usar sal para fazer ovos cozidos

Parece bobagem, mas adicionar uma colher (chá) de sal na hora de cozinhar ovos faz toda a diferença, segundo a lista. O sal ajuda a manter a clara firme e impede que ela escape caso a casca do ovo quebre.

Não deixar as batatas de molho

Depois de descascadas, vale colocar as batatas imediatamente de molho em água (pode por um pouco de sal, se quiser), para evitar que elas escureçam. Deixar o ingrediente de molho também ajuda a reduzir a quantidade de amido, o que facilita a digestão. A dica vale para praticamente todos os tipos de batatas e também para preparar mandioca.

Cozinhar legumes no fogão

Você com certeza sabe que o micro-ondas facilita bastante a vida, mas ele pode fazer mais do que esquentar comida. O equipamento pode cozinhar beterrabas, batatas e cenouras bem mais rápido que um fogão, por exemplo. É só descascar esses ingredientes e levá-los em um recipiente próprio ao micro-ondas: porções com cinco a seis batatas ou beterrabas médias ficam prontas em apenas 10 minutos.

Salgar omeletes antes da hora

Muitas receitas de omelete ensinam que o sal deve ser adicionado no momento em que os ovos são batidos. Segundo o chef Gordon Ramsay, porém, fazer isso destrói a estrutura dos ovos e fica mais difícil de fazer uma omelete perfeita. Deixa para salgar o prato apenas no final, ensina Ramsay.

(*) Da redação da Menu