12/04/2023 - 18:04
Muito se engana quem pensa que o sal é apenas um tempero. Seja ele refinado ou grosso, é possível usá-lo de várias formas diferentes, desde remover manchas até montar uma cama para servir ostras. Confira abaixo 9 formas surpreendentes de usar o sal de cozinha, segundo informações da CNN:
1. Salmoura para marinadas
Deixar pedaços de frango ou costelinhas de porco marinando brevemente em salmoura é excelente para obter carnes úmidas e macias. Combine água, um punhado de sal kosher e alguns aromáticos como alecrim, tomilho, limão ou laranja em uma tigela. Adicione sua proteína e leve à geladeira por 30 minutos antes de cozinhar.
2. Remover manchas
Derrubou molho de salada na roupa? Use o sal para prevenir que a mancha se instale para sempre. Basta cobrir a mancha imediatamente com um pouco de sal para absorver a gordura. Repita o processo, se necessário, e depois lave a peça normalmente. O truque também serve para manchas em tapetes e carpetes: para isso, misture sal e álcool e coloque a mistura sobre a mancha. Isso ajudará a removê-la.
3. Tirar crosta de panelas e pratos
A parte mais chata de preparar certos pratos, como a amada lasanha, é ter de lavar a assadeira depois. E, adivinha, o sal também ajuda a remover aquelas crostas que ficam impregnadas não apenas nas panelas e assadeiras, mas também nos pratos que ficaram um tempão sujos em cima da pia. Para isso, coloque os recipientes encrustados de molho com água e bastante sal por cerca de 30 minutos, depois remova a sujeita. Se sobrar alguma crostinha, aplique um pouco de sal diretamente sobre a sujeita e esfregue suavemente. Só não vale usar essa técnica em panelas ou assadeiras antiaderentes, para não estragar o revestimento.
4. Equilibrar doces
Parece contraintuitivo, mas pratos muito doces se beneficiam com uma pitada de sal. Por isso, não tenha medo de adicionar flocos de sal, ou uma pitada de flor de sal, na hora de finalizar brownies, cookies, bolos com cobertura de chocolate ou caramelo, etc. O sal ajuda a equilibrar a doçura. Vale também para realçar o sabor de frutas fatiadas, como manga, melancia e abacaxi. Mas use o sal mais delicado que puder, de preferência em flocos finos ou moídos na hora.
5. Assar peixes com crosta
Esse método mediterrâneo de preparar peixes é muito saboroso e diferente. Quando assar um peixe inteiro, cubra-o com uma mistura de clara de ovo e sal grosso, criando uma pasta salgada, e espalhe sobre o peixe todinho, formando uma camada crosta. Asse normalmente até a crosta ressecar e, na hora de servir, remova toda a camada de sal. Não ficará salgado, mas deliciosamente ao ponto. Também funciona para preparar raízes e vegetais assados, como batatas.
6. Balancear a acidez
O sal equilibra pratos muito ácidos com elegância. Experimente colocar uma pitada na torta de limão ou num molho de salada clássico, estilo vinagrete, feito com vinho tinto. Se achar estranho, lembre-se do drink margarita: aquela bordinha de sal faz toda a diferença, não?
7. Limpar a tábua de corte
As tábuas e placas de corte podem reter sujidades depois de muitos usos. A solução: polvilhe a superfície com sal grosso e use meio limão para esfregar a superfície do objeto, como se fosse um sabonete. Depois de esfregar bem, em movimentos circulares, lave bem a tábua, que ficará livre de sujeirinhas e ainda com perfume ótimo. Se o objeto for de madeira ou bambu, deixe secar muito bem antes de guardar.
8. Apagar o fogo na frigideira
A regra é clara: se você estiver fritando algo e a gordura pegar fogo, por qualquer motivo que seja, jamais use água para apagar! Isso só piorará a situação. Em vez isso, apague as chamas com punhados de sal, jogando o tempero na panela e cobrindo-a com uma tampa para cessar o fogo. Se a coisa for séria, obviamente é melhor usar um extinto de incêndio apropriado.
9. Fazer uma cama para servir ostras
Esse é um truque dos banqueteiros para servir ostras de uma maneira prática e charmosa: coloque as conchas, recém-abertas e muito frescas, sobre uma caminha de sal arrumada em um prato ou bandeja, de preferência que seja mantida sobre gelo. Isso ajudará a preservar o frescor da ostra e seus sumos saborosos.