Ícone da comida tex-mex, o chili, ou chili com carne – um ensopado perfumado de carne bovina moída, tomate, especiarias, pimenta e feijões – é o prato perfeito para fazer numa panela só e servir em reuniões com família e amigos.

+Veja como fazer chili com guacamole, tartar de tomate e sour cream
+Aprenda uma seleção de receitas com quinoa

Para dar um toque diferente, nutritivo e deixar a receita ainda melhor, o site Tasting Table ensina a fazer a receita com quinoa, que é rica em proteínas e traz uma textura interessante ao preparo.

A quinoa pode ser usada tanto para enriquecer o prato quanto para substituir a carne moída e, assim, produzir uma refeição vegana. Além disso, os grãos cozinham rápido e a quinoa absorve os temperos do líquido em que é cozida, ficando suculenta e muito saborosa. Mas é importante mexer sempre para que os grãozinhos não grudem no fundo da panela.

Se usar a quinoa para enriquecer sua receita de chili, o ideal é usar o fogo bem baixo. A carne moída (que pode ser omitida para uma refeição vegetariana), a cebola e o alho devem ser refogados primeiro no óleo. Depois entram o restante dos ingredientes, como o molho de tomate, os feijões cozidos antecipadamente e os grãos de quinoa, além de temperos e especiarias como pimenta vermelha picadinha, pimenta-do-reino, ervas frescas como salsa, coentro e cebolinha, e cominho em pó.

Depois de formar um molho bem grosso e suculento, sirva o chili com tortilhas de milho, salgadinhos do tipo nachos, e acompanhamentos como guacamole, creme azedo e vinagrete.