Quem está de mudança para sua primeira casa ou apartamento, certamente vive cercado de listas de tudo o que é necessário para equipar bem a nova moradia. E um dos itens mais importantes é a cozinha. Para os cozinheiros de primeira viagem, as lojas de utensílios culinários oferecem, muitas vezes, kits prontos para levar para casa. Outros, mais experimentes, preferem escolher as ferramentas da cozinha uma por uma, de acordo com o estilo ou gosto.

Veja abaixo uma seleção de itens que não podem faltar na cozinha de sua casa nova – e que vão ajudar a preparar muitas delícias, do café da manhã ao jantar:

Panelas e frigideiras

Hoje em dia, há diversos tipos de panelas disponíveis no mercado. A primeira coisa a avaliar é se o seu fogão é tradicional ou por indução. Se for o segundo caso, pesquise por panelas e frigideiras que funcionem nesse tipo de fogão, em geral as de alumínio não funcionam, por exemplo.

Se o fogão tiver chama, como os a gás, pode escolher as panelas pelo tipo de material. As de inox costumam durar mais tempo e serem mais inertes, ou seja, evitam contaminação dos alimentos. Procure por uma boa frigideira grande e outra menor, para o preparo de ovos.

Vale também apostar em um caldeirão e uma panela menor do tipo caçarola. As de ferro esmaltado são caríssimas e pesadas, mas duram toda a vida. Se você for fã de chás, vale apostar em uma chaleira. Caso contrário, uma leiteira ou panela para ferver líquidos serve bem. Para os fãs de grãos, importante também investir em uma boa panela de pressão.

Conchas, pegadores e escumadeiras

Nesse quesito, há diversos kits prontos que já vêm com conchas, garfos, pegadores, escumadeiras e outros pequenos utensílios, de tamanhos variados e cores diferentes. Os de aço inoxidável costumam durar mais e serem mais fáceis de higienizar. Se você tiver uma máquina de lavar louças, vale investigar se seus utensílios podem ser lavados nesse aparelho. Verifique também se são antiaderentes, resistentes a odores e fogo alto, etc.

Importante ter um item de cada: concha, espátula, escumadeira, fouet (batedor de arame), colher grande de servir, colheres de bambu ou polipropileno, abridor de vinho, colher de sorvete, descascador de legumes, amassador de batatas, abridor de latas, ralador de queijo, copos medidores e colheres medidoras.

Se você é do tipo que realmente ama cozinhar, vale adicionar uma pequena balança digital de cozinha e um rolo para abrir massas, além de tábuas de corte de tamanhos variados. Um kit de tigelinhas, de vidro, inox ou mesmo de plástico, é extremamente útil para quem fazer o pré-preparo dos alimentos. Dentre esses itens, vale reservar uma parte do orçamento para duas boas facas: uma de bom tamanho, como as chamadas “facas de chef”, para picar todo tipo de alimento, e uma menor, para frutas. Nesse caso, compre uma chaira para amolar.

Eletrodomésticos queridinhos

No quesito eletrodomésticos, o céu é o limite. Mas uma casa básica precisa pelo menos de um liquidificador, que ajuda a fazer não apenas sucos, mas também massas moles, como as de bolos e panquecas, além de patês, vitaminas e purês. Se a ideia é se equipar melhor, aposte também em uma boa batedeira, forno de micro-ondas, cafeteira elétrica, torradeira, mixer, processador de alimentos e o queridinho atual: air fryer. Com essa última, uma fritadeira sem óleo, dá para fazer uma série de receitas simples e rápidas, sem gastar muita energia. Uma panela de cozinhar arroz também faz maravilhas para quem não tem muito tempo, ou habilidade, para cozinhar.