Todos se reúnem e cada um faz um prato: essa deliciosa tradição une toda a família no fim do ano. No entanto, é verdade que ela pode resultar em muitas sobras de comida ao final das ceias de Natal e Ano Novo. Por isso, vale conferir dicas para reaproveitar os pratos da noite anterior.

Dicas para reaproveitar sobras de comida do Ano Novo com segurança

O calor tropical de dezembro não dá trégua nem mesmo durante as festas. Por isso, armazenar as sobras corretamente após o jantar é o primeiro passo para poder apreciá-las no dia seguinte.

Use recipientes herméticos para manter os preparos frescos na geladeira, e certifique-se de que as embalagens estejam bem fechadas para impedir a entrada de insetos. O vidro é bom para carnes – é fácil de lavar bem e tem menos probabilidade de arranhar do que o plástico, evitando fendas onde os restos de alimentos e as bactérias podem ficar presos e se desenvolver.

Quando se trata de alimentos cozidos, a recomendação geral é que as sobras sejam usadas dentro de três a quatro dias se armazenadas na geladeira, ou de dois a seis meses no freezer. A refrigeração não impede o crescimento de bactérias e fungos, apenas retarda.

Há dois tipos de organismos que estragam os alimentos: bactérias patogênicas, que causam intoxicação alimentar, e bactérias de deterioração e outros organismos, que fazem com que os alimentos desenvolvam odores, sabores e texturas ruins. As bactérias patogênicas de origem alimentar incluem Escherichia coli (E. coli), listeria e salmonella. Os organismos de deterioração incluem leveduras, bolores, fungos e algumas bactérias.

Com qualquer alimento, cru ou cozido, primeiro use os olhos e os sentidos do olfato e do tato para verificar se o alimento na geladeira ainda é seguro para consumo.

Seja preparando a comida ou reaquecendo as sobras, sempre cozinhe bem os alimentos para certificar-se de que quaisquer bactérias estejam mortas. Não há necessidade de queimá-los, apenas cozinhe-os até que estejam bem quentes e veja o vapor sair por pelo menos alguns minutos.

Continue virando e mexendo os alimentos enquanto eles esquentam ou reaquecem para garantir que estejam cozidos por igual e até o fim. Em seguida, é só aproveitar. Se reaquecer um prato e não comer tudo, jogue o restante no lixo. Só se deve reaquecer os alimentos uma vez.

*Com informações da Deutsche Welle