16/05/2024 - 15:45
O concurso mais rigoroso de vinhos do mundo, o International Wine Challenge, realizado em Londres – Inglaterra, anunciou nesta quinta-feira, 16, os vinhos mais bem avaliados pela competição.
Entre os premiados, está o vinho brasileiro produzido no vinhedo mais alto do Brasil, a 1.740m de altitude, localizado na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.
Laureado com medalha de dronze, o Mantikir é um vinho tinto seco branco, delicado, à base da uva alvarinho safra 2023, produzido na cidade de Maria da Fé, sul de Minas, pelo Essenza Vinícola Boutique.
“É uma variedade de uva que não é cultivada em grande escala no Brasil e de difícil adaptabilidade. O nosso microclima nessa altitude, com uma amplitude térmica excelente, foi um fator imprescindível para gerar um fruto de qualidade”, comenta o proprietário da vinícola Herbert Sales.
O único rótulo produzido na Serra da Mantiqueira a receber o reconhecimento com uma medalha, o vinho apresentou, durante o concurso, características e qualidade notáveis.
“Ficamos extremamente contentes com essa notícia e pelo reconhecimento internacional. Os prêmios que a marca tem recebido nos últimos anos comprovam que estamos no caminho certo”, ressalta.
Vinho de segunda safra, o Mantikir tem 13% de graduação alcoólica, é bastante frutado e com uma acidez bem expressiva. “Nosso terroir é basicamente típico e similar do norte de Portugal – região característica da Alvarinho. Nessa altitude, dias ensolarados, porém mais frescos e noites mais frias, favoreceu o cultivo da planta, que é uma planta de uva branca, alvareira”, explica Herbert.
O vinho Mantikir alvarinho 2023 é comercializado a um preço de R$ 230 garrafa de 750ml. Confira a lista completa de todos os vencedores.
Outros Prêmios
A vinícola Essenza Boutique tem se destacado nos últimos anos. O Shiraz Rosé com certificação internacional, recebeu a medalha de prata e bronze no Decanter World Wine Awards pela safra 2020 e 2021 respectivamente, além das medalhas Gran Gold e Gold na Wines of Brazil Awards, prata na International Wine Challenge e bronze Decanter World Wine Awards 2023.
International Wine Challenge 2024
Em sua 41ª edição, o IWC 2024 reuniu, mais de 500 especialistas de mais de 40 países para uma degustação à cega de vinhos de 52 países produtores diferentes, avaliados por sua fidelidade ao estilo, região e safra. As provas aconteceram em duas etapas, onde foram definidos os ganhadores de cinco categorias: troféu, ouro, prata, bronze e recomendação.
Ao longo dos rigorosos processos de julgamento, cada vinho vencedor de medalhas foi provado em três ocasiões por pelo menos 12 juízes diferentes.