Muita gente convive com um problema chato: intestino preso. Viver constipado, sem conseguir ir ao banheiro, é terrível, com cólicas, incômodos e até dores. Se a situação for recorrente, vale procurar um médico. Mas alguns alimentos podem ajudar a melhorar a saúde dos intestinos, segundo reportagem publicada no site The Manual.

As causas da constipação podem ser multifatoriais, mas, dentre as mais comuns, estão a falta de hidratação adequada (comece a beber água já!), dietas pobres em fibras, sedentarismo. Alguns medicamentos também podem contribuir para o problema.

A determinação da causa só pode ser feita por um especialista, mas algumas dicas para melhorar a alimentação podem contribuir para deixar os intestinos funcionando melhor. Conheça alguns itens que vale a pena incluir na dieta se você está sempre com dificuldades para ir ao banheiro:

Ameixas

Ameixas frescas ou secas são grandes aliadas dos intestinos e um dos “remédios” populares mais conhecidos para quem tem o intestino preso. Isso por que elas são ricas em fibras, o que ajuda na motilidade intestinal. Além disso, a maior parte das fibras presentes nessas frutas são do tipo insolúvel, como a celulose, que ajuda a trazer mais volume para as fezes e facilitar a passagem nos intestinos.

Também contêm fibras solúveis, que são fermentadas pela microbiota do cólon pelas bactérias favoráveis ao organismo, facilitando todo o processo.

Por fim, as ameixas são ricas em sorbitol, um tipo de açúcar que o corpo não consegue absorver. Finally, and perhaps most importantly, prunes are a natural source of sorbitol, a sugar alcohol that the body cannot absorb. O sorbitol atrai água para os intestinos, causando um leve efeito laxativo.

Hortaliças verdes

As verduras, principalmente as de coloração verde escura, como espinafre, couve e brócolis, estão entre os melhores alimentos para evitar a constipação. Além de serem ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, eles também aportam grande quantidade de água e de fibras, ou seja, eles vão contribuir para deixar as fezes mais volumes e facilitar a passagem pelos intestinos.

Maçãs e peras

Essas frutas tão comuns no dia a dia podem ser grande aliadas no bom funcionamento intestinal. As maçãs contêm muitas fibras – uma unidade tem cerca de 5 gramas de fibra, o equivalente a 19% da quantidade diária recomendada. E maior parte é composta de pectina, um tipo de fibra insolúvel que age como prebiótico, ajudando a “alimentar” as bactérias boas do intestino. Isso favorece a motilidade intestinal, ajudando a reduzir o tempo de passagem das fezes pelo sistema digestório.
Já as peras conseguem ser ainda melhores que as maçãs nesse quesito, com 6 gramas de fibra presentes em uma unidade média da fruta. Elas são particularmente ricas em frutose e sorbitol que, como já vimos acima, atua como laxante natural.

Feijões e grãos

Alimento queridinho dos brasileiros, o feijão – e outros grãos de sua família, as fabáceas, como lentilhas e grão-de-bico – são muito favoráveis à saúde intestinal, pois são repletos de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. Eles favorecem o movimento intestinal, ajudando a aliviar os sintomas da constipação. Por isso, vale a pena investir no combo arroz e feijão no dia a dia, sempre lembrando de hidratar-se bem, com água pura, ao longo do dia.

Kiwi

O kiwi, quem diria, também é amigo do intestino. Além de aportar uma riqueza de fibras, também tem uma enzima chamada actinidina, que ajuda a estimular o movimento intestinal. Estudos têm comprovado que quem consome kiwi regularmente costuma ter mais facilidade para ir ao banheiro.