Foram divulgados na quinta-feira, 23 de outubro, os resultados da 6ª edição do World Culinary Awards, premiação que reconhece a excelência na indústria culinária turística mundial. O prêmio aconteceu durante um jantar realizado na Sardenha, na Itália, e premiou empreendimentos brasileiros na lista dos melhores da América Latina.

Os destaques foram o restaurante Jacó, em São Paulo, nomeado o Melhor Novo Restaurante da América Latina; e o festival São Paulo Restaurant Week, que recebeu o prêmio de Melhor Festival Culinário da América Latina. Na lista que contempla apenas estabelecimentos do país, o restaurante NETO, no JW Mariott Hotel São Paulo, foi eleito o Melhor Restaurante do Brasil; e o Terraço Jardins, no Renaissance São Paulo Hotel, recebeu o título de Melhor Restaurante de Hotel do Brasil.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jacó (@jaco__sp)

Melhores do mundo

Conquistou o título de Melhor Restaurante do Mundo o Calandre, na Itália. Já o prêmio de Melhor Experiência de Alta Gastronomia do Mundo foi para o Ossiano Restaurant, localizado no Atlantis The Palm Dubai, na Arábia Saudita. A Itália foi nomeada Melhor Destino Culinário do Mundo e Melhor Destino Culinário da Europa. Na América Latina, foi eleito Melhor Destino Culinário o Peru; seguido pelo Vietnã, na Ásia, e pela África do Sul, no continente africano.

Também se destacou na América do Sul o Zero Lab Fine Dining, de Quito, que levou os títulos de “Melhor Experiência de Alta Gastronomia da América Latina” e “Melhor Restaurante do Equador”.

World Culinary Awards

A votação da premiação é aberta ao público e a profissionais da indústria gastronômica, mediante registro no site oficial. Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode participar, mas votos de profissionais — verificados por e-mail corporativo — têm peso dobrado em relação aos do público geral.

A votação ocorre durante um período determinado e cada participante pode alterar seu voto enquanto o sistema estiver aberto. Organizador do prêmio, o World Luxury Media Group é responsável por validar os votos e pode desclassificar participantes que usem meios automáticos, fraudulentos ou violem as regras oficiais, segundo o site da premiação. O vencedor de cada categoria é aquele que recebe o maior número de votos válidos.